A nova Diretoria Executiva da Unicafes Nacional parte para o novo triênio 2014-2017 com o desafio de conduzir a execução de dezenas de propostas aprovadas em Plenária durante o IV Congresso Unicafes, realizado entre os dias 21 e 23 de maio. São proposições encaminhadas a partir do debate das Oficinas Temáticas, que abordaram os eixos de Crédito, ATER, Sustentabilidade Institucional, Relações Internacionais, Produção/Comercialização e Redes Solidárias.

Cada uma das seis Oficinas tinha a tarefa de contribuir com 10 propostas para o triênio. A relatoria dos grupos foi apresentada e votada em Plenária e seguiu para a compilação de um Plano Estratégico de Ação que será debatido pela nova Diretoria no final da primeira quinzena de junho.

Para Luiz Ademir Possamai (foto), presidente atual e reeleito para o novo triênio, o maior desafio da Unicafes é receber e atender grande parte das cooperativas de Economia Solidária no Brasil que ainda estão sem uma entidade de representação.

Segundo ele, uma das grandes vantagens das cooperativas estarem organizadas na Unicafes é o acesso a projetos de cunho social e econômico, a exemplo da atual parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que permite às cooperativas acessarem recursos de fundo não reembolsável para apoio à formação de agroindústrias.

De acordo com o presidente, em uma primeira etapa o fundo pode liberar até R$ 30 milhões para todo o país.

BALANÇOS

Possamai também fez um breve balanço da sua gestão nos anos de 2011-2014. A criação da União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas), segundo ele, vai qualificar o debate da nova Lei Geral das Cooperativas, que será feito a partir de agora na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.

Pelo substitutivo aprovado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), as cooperativas passaram a ter o direito de manter registro em uma das duas entidades de representação - Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) ou Unicopas - para atestar a natureza jurídica da sociedade cooperativa. Durante muitos anos a OCB detinha a exclusividade da representação das cooperativas brasileiras.

"Com a inclusão da Unicopas na nova lei, as cooperativas de Economia Solidária terão também a oportunidade de ter uma entidade representativa. Assim que esta regulamentação for sancionada, as pequenas cooperativas terão o mesmo tratamento das grandes cooperativas", garantiu Possamai.

Além disso, o presidente destacou o crescimento do quadro social da Unicafes. Em 2011, seis anos após sua fundação, ela estava presente em 11 Estados. Hoje somam-se mais de 1.200 cooperativas filiadas, distribuídas em 20 Estados brasileiros.

PARCERIAS

O BNDES, o Sebrae e a Fundação Banco do Brasil foram os patrocinadores da realização do IV Congresso, que contou ainda com o apoio da Oxfam, da Contag e com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A Unicafes e seus parceiros somam forças no trabalho de promover a inclusão social e econômica de milhares de pessoas. O trabalho conjunto fortalece a luta pelo modelo de desenvolvimento econômico sustentável do Cooperativismo Solidário.