Curso de Gestão e Governança movimenta lideranças da Agricultura Familiar no Pará
24 de fevereiro de 2023

De 06 a 09 de fevereiro de 2023, aconteceu em Santarém, no Pará, o Encontro do Curso de Gestão e Governança de Cooperativas e Associações - Projeto Mulheres Empreendedoras da Floresta, em que trabalhou o tema “Gestão para empreendimentos comunitários da Sociobiodiversidade Brasileira”.

 

O objetivo foi formar representantes de Conselhos Administrados e Fiscais das Direções Executivas e quadros Técnicos das Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar, gerando inovações em negócios, inovações gerenciais, inovações no campo da governança e nos negócios das comunidades participantes.

 

Neste módulo, mediado pelo professor Luis Carrazza e pela assessora institucional da Unicafes Nacional, Josiane Gonçalves, foram trabalhados aspectos de Gestão Cooperativista, com temáticas que envolveram conceitos da Sociobiodiversidade e Gestão, Gestão Administrativa e Financeira, Gestão Comercial, Gestão Fiscal e Tributária.

 

O objetivo do Programa de Educação do Cooperativismo e Associativismo da Agricultura Familiar Agroextrativista (Pecaafa) é o desenvolvimento sustentável das comunidades, empoderamento das mulheres e a promoção da sucessão juvenil nas organizações.

 

Durante o encontro ainda foi debatido sobre Gestão Empreendimento e Gestão de Pessoas, bem como foram realizados momentos de mentoria específicos com Cooperativas e Associações e aplicação de diagnóstico.

 

Para Ricardo Aires, representante da Federação das Associações e Comunidades dos Projetos de Assentamento Largo Grande e integrante do Coletivo de Jovens Guardiões do Bem-Viver, o curso tem sido interessante e oportunizado maior clareza de como são organizados os processos, de como as cooperativas podem melhorar o seu desempenho, a partir de conceitos como, por exemplo, o que é governança. “A Unicafes tem contribuído sob vários aspectos, com as consultorias para que as cooperativas e associações expandam ainda mais sua visão metodológica, de gestão, financeiro, entre outros”, ressaltou.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Fotos e informações: Josiane Gonçalves/Unicafes Nacional

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual