Cresol se consolida como uma das principais cooperativas de crédito rural do Brasil
19 de abril de 2021

A história da agricultura familiar está intimamente ligada com a da Cresol – uma das principais cooperativas de crédito rural do Brasil. Desde 1995, a Instituição tem realizado sonhos, incentivado e fortalecido os agricultores familiares do país através dos seus programas de financiamento, atrelado aos serviços de assistência técnica. E se você quiser saber qual o segredo do sucesso dessa parceria? A resposta é o amor.

 

Para Gilmar Costa, cooperado da Cresol de Muriaé, em Minas Gerais, a cooperativa oportuniza ao “homem do campo” investir na propriedade com segurança. Com o crédito concedido à sua família, ele construiu curral para o gado, fez galinheiro e horta.  “Nós sempre fomos muito bem atendidos, cercados de excelentes profissionais que se alegram com a nossa alegria. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa rede”, enfatiza.

 

Sócio há mais de 20 anos, o agricultor familiar Renato Gonçalves, da Linha Listom, de Francisco Beltrão, no Paraná, compartilha da mesma opinião de Costa. Conforme ele, foi graças ao sistema de crédito da Cresol que expandiu seus negócios, construiu um barracão e adquiriu mais terras e maquinários. “O que temos, conseguimos com a ajuda da cooperativa. Sempre levamos muito a sério essa parceria, mantivemos nossas contas em ordem e só temos a agradecer, e continuarmos com os pés no chão trabalhando”, ressalta.

 

Assim como para Gonçalves e Costa, a Cresol tem feito a diferença na vida de milhares de agricultores familiares. Para se ter uma ideia, a Cresol Confederação representa institucionalmente o Sistema Cresol, e é formada por quatro Centrais de Crédito filiadas: Cresol Baser, sediada em Francisco Beltrão (PR); Cresol Central SC/RS, sediada em Chapecó (SC); Cresol Sicoper, sediada em Passo Fundo (RS); e Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar Ascoob, sediada em Serrinha (BA). Atualmente, são mais de 615 mil famílias cooperadas, com agências de relacionamento em 17 estados brasileiros.

 

Mais de 3.2 bilhões de operações em crédito rural

A facilidade e desburocratização ao crédito é o que aproxima tantos agricultores familiares da Cresol. Na Safra 2020/2021, que ainda está em andamento, no Pronaf Investimento, por exemplo, foram mais de 12.600 operações, uma liberação de crédito de cerca de R$ 1.5 bilhão. Já no Pronaf Custeio, foram mais de 43 mil operações, totalizando um investimento de mais de R$ 1.7 bilhão.

 

Enquanto o Pronaf Custeio é destinado aos cultivos em sistemas de produção de base agroecológica; bovinocultura de leite; piscicultura; ovinos e caprinos; cultivo de arroz; feijão; mandioca; cacau; erva-mate; entre outros; o Pronaf Investimento é destinado ao manejo e proteção dos recursos naturais;  formação e recuperação de pastagens; implantação e reforma de infraestrutura de captação,  armazenamento e distribuição de água; aquisição e instalação de estruturas de cultivo protegido; construção de silos; aquisição de tanques de resfriamento de leite e ordenhadeiras, entre outros.

 

O gerente de Crédito da Cresol Baser, Marcos Olair Kempf, avalia que o número de operações realizadas é reflexo da importância que a Cresol passou a ter na vida dos agricultores familiares. Conforme ele, a cooperativa surgiu com o intuito de atender as famílias que estavam “excluídas” do modelo convencional de crédito, fazendo, de fato, com que o associado se sinta parte do processo.

 

“A agricultura familiar crescendo, a Cresol também cresce. Realizamos muito mais do que uma relação com clientes, todos são para nós cooperados, amigos, pessoas que desejamos que desenvolvam suas propriedades com êxito e qualidade”, salienta.

 

Conectados pelo cooperativismo

O presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, destaca que a história da cooperativa se confunde com da agricultura familiar. “Temos clareza do que significa nosso papel na vida dos cooperados, o impacto que produz na vida das famílias, no desenvolvimento das regiões. Para nós é gratificante oferecer crédito e serviços, mas muito mais do que isso, contribuir com a melhoria da qualidade de vida de tantas famílias. É uma sinergia, uma conexão muito grande, que só consolida e reafirma a relevância da cooperativa ainda mais neste contexto atual”, frisa.

 

O presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Vanderley Ziger, que inclusive já foi presidente da Cresol, reafirma a importância da cooperativa para a vida de milhares de famílias, que devido à atuação do sistema, tem a possibilidade de acessar ao crédito rural.

 

“Certamente é imensurável o valor que a Cresol tem para o fortalecimento da cadeia produtiva, o desenvolvimento de negócios, rentabilidade dos agricultores familiares, para a diminuição do êxodo rural. Agradecemos por apoiar e incentivar tantos sonhos e também nos colocamos à disposição para auxiliar neste trabalho tão bonito que tem sido realizado ao longo dos anos”, evidencia.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Nacional
Fotos: Arquivo pessoal/Cresol – Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual