Cooperlate realiza exposição na serra gaúcha, com presença da Unicafes RS
18 de julho de 2022

A Cooperlate, Cooperativa dos Produtores de Leite, realizou em Serafina Corrêa, RS, a 11ª edição da ExpoCooperlate, feira que reúne agricultores familiares, cooperativas de crédito, expositores de animais, representantes de máquinas e equipamentos, artesãos, artistas locais e lojistas de municípios da Serra Gaúcha. Entre os dias 15 e 17 de julho, cerca de 150 expositores divulgaram e comercializaram produtos, artigos e apresentaram formas diversificadas de manejo e de produção.

 

O presidente da Cooperlate, Nelson Pavoni, estima movimentação de R$ 180 milhões de reais em todos setores de atuação da entidade até o final de 2022. Cadeia do leite, lojas agropecuária, recebimento e armazenagem de grãos, fábrica de ração, supermercado e insumos são as principais atividades que compõem a cooperativa.

 

 “A Cooperlate iniciou sua trajetória em 1993, quando 130 produtores de leite se sentiam desprestigiados com a empresa que recolhia o leite. Eles então resolveram se organizar e, juntos, formar uma associação, que posteriormente se transformaria em uma cooperativa”, rememora o presidente Pavoni.

 

Atualmente, a Cooperlate é associada à Unicafes-RS. O presidente da organização em solo gaúcho, Gervásio Plucinski, destacou a relevância da Expo 2022 ao fomentar o conhecimento de novas tecnologias e a apresentação de culturas agrícolas diversificadas. “A proposta deles dialoga com a missão da Unicafes e visa a melhoria da produção de alimentos”, enfatiza Plucinski.

 

Para a expositora Izabel Buzatti, representante de uma queijaria, a essencialidade da Agricultura Familiar tem presença marcante quando toda a família participa dos processos de fabricação do queijo. “Acho bonito quando eles - as famílias - cuidam, ordenham, recolhem, produzem e comercializam”, elenca Izabel.

 

Acompanhe no vídeo como foi o evento!

 

Texto, vídeo e fotos: José Zanandréa – Comunicação Unicafes RS

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual