Os atos aconteceram simultaneamente em várias capitais do país. No Paraná, a mobilização reuniu mais de 30 mil pessoas segundo os organizadores. Veja outras fotos aqui: https://goo.gl/rjYcU2

O Cooperativismo Solidário representado pela União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES) se une a milhares de brasileiros, que no dia 18 de março, saíram às ruas de todo o país em defesa da democracia, dos direitos sociais e contra o golpe. Lideranças e dirigentes das 20 unidades estaduais da UNICAFES, além de representantes de organizações parceiras como, MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, ONGs, marcaram presença na mobilização liderada pela Frente Brasil Popular. 

Os representantes da Agricultura Familiar, Economia Solidária e de diversas classes sociais, se concentraram nas ruas e praças das principais cidades do país, levando faixas cartazes, bandeiras em direção ao alto – destacando as bandeiras de luta. Dentre as principais palavras de ordem gritadas estavam durante o ato: “Não vai ter golpe”, “A luta continua”, “Lula, guerreiro do povo brasileiro", “Fora Cunha”, “Fora Moro, e “Em defesa dos direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras”.

Em todos os estados, diversas lideranças e autoridades políticas discursaram frente a militância, expressando a preocupação com a quebra dos processos democráticos e participativos conquistados na Constituição Cidadã de 1988, buscando fortalecer e manter um país forte com a participação popular. Todos os ramos do Cooperativismo Solidário foi oficialmente representando no ato realizado na Praça Santos Andrade, em Curitiba, no Paraná, pelo presidente da UNICAFES Nacional, Luiz Possamai, que falou para mais de 30 mil pessoas.

De maneira geral, segundo os organizadores às manifestações realizadas no país reuniram 1,3 milhão, em 55 cidades de todos os estados e no Distrito Federal considerado o maior movimento em favor do Governo da Presidenta Dilma Rousseff (PT), desde 2015, com atos realizados pelo país de forma pacífica e democrática, com envolvimento de pessoas do campo e da cidade.

Posicionamento do Cooperativismo Solidário

Para UNICAFES, esse processo demonstrou que grande parte da população nacional e internacional está preocupada com a situação de instabilidade instalada no Brasil. Milhares de pessoas se unem na defesa de um Brasil que promoveu a diminuição da miséria, que articulou desenvolvimento com combate a fome e instaurou a execução de vários programas vinculados ao crédito, produção, comercialização, ATER, seguro, habitação, educação e outros, que legitimaram o Brasil para ser referência internacional em diversos setores socioeconômicos.

Não a corrupção

Uma sociedade justa é formada sobre bases transparentes e participativas, com eliminação da corrução instaurada em todos os setores sociais e políticos presentes no Brasil. O Combate a corrupção é uma das bandeiras de luta do cooperativismo. 

Neste cenário, a UNICAFES emite nota a favor da democracia e em repudio a corrupção, mas solicita ao poder judiciário brasileiro, análise imparcial sobre todas as pessoas envolvidas neste cenário, onde todos tenham direito a se defender conforme a Constituição Cidadã sendo fundamental que os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, construam ações fundamentados nos deveres e direitos do Cidadão independente de sua posição ou status social.

Desta forma, a UNICAFES convida todos os associados das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado a se unirem em defesa da democracia, com atos críticos e permanentes na defesa de um Brasil Justo, Participativo e Democrático.