Cooperativismo como estratégia de desenvolvimento comunitário é tema da Aula de Encerramento do Curso 3 do Pecsol Jovem
10 de novembro de 2021

A Secretaria de Juventude da Unicafes Nacional promoveu, na terça-feira, 09 de novembro, a Aula de Encerramento do Curso 03, do Programa de Educação do Cooperativismo Solidário Jovem (Pecsol Jovem), que abordou a seguinte temática: “O Cooperativismo como estratégia de desenvolvimento Comunitário”. O encontro reuniu 59 jovens cooperativistas de diversos estados do Brasil e contou com a presença do presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger.

 

Na oportunidade, duas lideranças importantes ajudaram na construção do debate: Givaldo do Carmo Souza - natural de Santaluz, Bahia, filho, neto e bisneto de agricultores; autor do Livro "O Rouxinol e a Cotovia"; graduado em Pedagogia, pós-graduado em Gestão de Cooperativas com Ênfase em Economia e analista de Comunicação e Relacionamento da Cresol/Ascoob. A segunda importante liderança foi Daniela Celuppi, moradora de Francisco Beltrão, Paraná; agricultora familiar, sindicalista e cooperativista; vereadora por dois mandatos; secretária de Desenvolvimento Rural; pedagoga e Mestre em Desenvolvimento Regional.

 

Pecsol Jovem
O Pecsol Jovem é uma iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude da Unicafes com o apoio do Trias e da Universidade de Brasília, composto por uma trilha de aprendizagem com quatro cursos, que buscam fortalecer o coletivo nacional da juventude cooperativista da Unicafes, a partir do diálogo sobre a realidade atual. Participam nesta edição mais de 200 jovens entre 14 e 32 anos, de 19 Estados. O público é formado basicamente por jovens cooperados, filhos de cooperados (as), estudantes ou egressos (as) de Escolas Famílias Agrícolas. A metodologia é baseada na experiência desenvolvida pela Unicafes, sendo que os cursos foram estruturados para possibilitar a construção do conhecimento seguindo as fases de Fundamentação Teórica, Problematização, Interação, Multiplicação e Internalização das temáticas.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional – Com informações da Secretaria de Juventude
Fotos: Secretaria de Juventude/ Divulgação

 

 

 

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual