Cooperativas da Unicafes são beneficiadas com projeto do Trias Brasil
29 de outubro de 2021

Fomentado pela União Europeia, através de parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e da Rede Internacional Agricord, do qual o Trias Brasil faz parte, e com o apoio da Unicafes Nacional, está sendo realizado nas cooperativas Cooperbac, da Bahia; Cooperxique, do Rio Grande do Norte; e Coopontal, de Pernambuco, o Projeto FOA-LA – Organizações de Agricultores da África, Ásia e América Latina.

 

Ao todo, são beneficiados mais de 3.6 mil agricultores dos três estados brasileiros, em ações que contemplam quatro eixos específicos: formação em governança e gestão; melhorias na comunicação e na gestão das cooperativas; acesso a mercados, assistência técnica e sistemas agroalimentares; além de inclusão de jovens e mulheres nos processos de tomada de decisões.

 

De acordo com a coordenadora nacional do Trias América do Sul, Gisele Obara, o projeto será executado até março de 2023, por meio de atividades como ensino híbrido; ações de boas práticas com juventude; assistência técnica em agroecologia; entre outros. São esperados melhoria da capacidade das organizações de produtores para fornecer serviços técnicos e econômicos e conectar seus membros aos mercados, maior empoderamento das mulheres e dos jovens líderes nos processos de tomada de decisão e fortalecimento da governança.

 

Gisele salientou que para o Trias Brasil ser parceiro de projetos de cooperação internacional gera muitas expectativas, e que embora seja um projeto piloto, a intenção é transformá-lo em referência nacional e internacional, para que possa ser replicado, e assim tenha mais apoio do Fida, União Europeia e demais parceiros. “Com este projeto temos a oportunidade de ver na prática os desafios e oportunidades do cooperativismo solidário e de reforçar a nossa pauta e estratégias voltadas à agricultura familiar, fazendo link, inclusive, com agenda 2030, tão importante para o desenvolvimento e sustentabilidade do setor”, frisou.

 

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, enfatizou a importância de ter o Trias como parceiro de grandes projetos voltados à agricultura familiar, destacando serem preponderantes para o desenvolvimento do cooperativismo. “O nosso reconhecimento e agradecimento por acreditarem tanto no trabalho das nossas cooperativas, por propiciarem o fomento do setor de maneira inovadora e sustentável. É por essa confiança que continuamos esta missão que é zelar e alavancar cada vez mais a produção da agricultura familiar”, ressaltou.

 

Agregação de valor

A presidente da Cooperbac, da cidade de Barra da Choça, na Bahia, Joara Oliveira, contou que o recurso do projeto será utilizado para contratação de assistência técnica para os produtores rurais que farão a transição do café convencional para o orgânico; capacitação de jovens e mulheres; assessoria de comunicação e marketing; acesso às certificações do café; entre outras demandas. “Para a agricultura familiar é um grande ganho, uma agregação de valor de 100%. Promoveremos qualificação nas propriedades da produção à comercialização, valorizando o meio ambiente, a juventude e às mulheres”, enfatizou.

 

Texto: Daiane Benso – Ascom Unicafes Nacional/Com informações do Trias Brasil
Fotos: Cooperbac/Divulgação

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual