Cooperativas da Agricultura Familiar participaram de Rodada de Negócios em Cascavel
30 de outubro de 2018

Na última semana, a Unicafes Paraná proporcionou que as cooperativas da Agricultura Familiar pudessem aproximar as relações comerciais com organizações públicas e privadas. A Rodada de Negócios reuniu em Cascavel, região oeste do Paraná 10 cooperativas e 1 associação de agricultores para apresentar os produtos com potencial de comercialização: alimentos in natura, orgânicos, hortifruti, temperos, embutidos, derivados do leite, panificados, grãos, doces - uma infinidade de produtos foram expostos para os compradores da iniciativa pública e privada, como escolas, exercito, mercados, órgãos de saúde, restaurantes, lojas de produtos naturais entre outros.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, a representante da Cooper Santa (Cooperativa de Santa Maria) de Alto Paraná no Noroeste do Paraná, Cristielly Alves, considera a Rodada de Negócios uma grande oportunidade para que os agricultores possam ampliar seu mercado e conquistar mais visibilidade. Atualmente a Cooper Santa produz suco de laranja para mercado institucional e também trabalha com exportação a partir do mercado FairTrade. “É muito interessante para o Agricultor Familiar, porque nós temos produtos com grande qualidade, mas temos pouca visibilidade perante aos grandes produtores. É por isso, que as Rodadas de Negócio são muito importante para nós e para que os compradores conheçam o potencial dos nossos produtos”.

A Siscooplaf também foi uma das filiadas da Unicafes que participou da Rodada de Negócios em Cascavel. A organização possui 400 agricultores associados e atualmente disponibiliza para mercado local leite in natura e iogurte. A meta do laticínio é aumentar a relação de produtos oferecendo num futuro queijo, creme e doce de leite. “Poder levar o conhecimento dos produtos da agricultura familiar para o mercado local é muito importante. As empresas e mercados estão procurando cada vez mais produtos diferenciados com qualidade”, ressaltou Altair Teles, presidente da Siscooplaf.

O público que acompanhou o evento também pode conhecer o Portal de Compras do Sebrae que é uma ferramenta online de relacionamento entre compradores e fornecedores para realização de compras públicas e governamentais. Mais informações no http://oeste.comprapr.com.br

“Esperamos que as Rodadas de Negócios gerem resultados positivos para as cooperativas. A gente conversou com os representantes das cooperativas e o sinal é positivo. O canal de comercialização está aberto e agora cabe trabalhar o diálogo, o preço e outros detalhes para que de maneira geral todos possam fechar seus negócios”, finalizou o presidente da Unicafes Paraná, Ivori Fernandes.

A Rodada de Negócios foi uma inciativa da Unicafes Paraná em parceria com o Siscooplaf(Cooperativa Central de Leite da Agricultura Familiar com Interação Solidária do Oeste do Paraná) Sebrae, Unioeste - Nupeace (Núcleo de Pesquisas Avançadas em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas), Emater e Itaipu Binacional.

"Me colocando no lugar do comprador tendo o contato direto do pequeno produtor eu considero muito interessante. Na minha opinião foi um golaço que a Unicafes fez nesta parceria e abre oportunidades para outros encontros", avaliou Emerson Di Domenico Durso, do Sebrae de Cascavel.

Novas Rodadas
Até dezembro, a previsão da Unicafes Paraná é desenvolver outras Rodadas de Negócio na região Sudoeste, Noroeste e Metropolitana de Curitiba. 
 

Fonte: Unicafes Paraná
 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual