De um fruto nativo do cerrado brasileiro, o baru, até acessórios artesanais de pele de peixe, as cooperativas da Região Centro-Oeste levarão produtos diferenciados para a Natural Tech 2013 – 9ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde, que será realizada entre os dias 27 e 30 de junho, em São Paulo. Elas estarão no Brasil Orgânico e Sustentável, espaço do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no evento, que conta com 24 empreendimentos da agricultura familiar, em 324 metros quadrados. 

De Goiânia (GO), a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros e Guias Turísticos do Cerrado (Coopcerrado) vai expor e vender barras de cereais de baru, castanha de baru torrada, biscoitos de baru com caju, granola, gergelim, mel e temperos – produtos industrializados com a marca própria da Coopcerrado. O baru é um fruto com uma única amêndoa comestível produzido por 2.600 agricultores familiares associados à cooperativa em 70 municípios de quatro estados – Goiás, Minas Gerais, Bahia e Tocantins. 

“A Feira é ideal para termos contato com pessoas que queiram algo diferente, como os produtos de baru, além da qualidade que oferecemos. Também queremos fazer bons negócios para aumentar a oferta nos mercados”, assinala o assessor comercial da Coopcerrado, Abidoram de Souza Barros. 

Já a cooperativa dos artesãos Mulher Peixe, de Coxim (MS), trabalha com pele e couro dos peixes pacu e tilápia. São 40 pescadoras e mulheres de pescadores que curtem, tingem e transformam o material em bolsas, carteiras, colares, pulseiras e outros acessórios. Elas serão representadas na Feira Internacional, diretamente dos rios do Centro-Oeste para as mãos das consumidoras. 

A cooperativa integra o Projeto Talentos do Brasil Moda, iniciativa do governo federal, por meio do MDA, em parceira com o Sebrae Tocantins, a cooperação técnica da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (Abit) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 

Espaço MDA 
Participam do evento 24 empreendimentos da agricultura familiar, de todas as regiões, que fazem parte do Brasil Orgânico e Sustentável, campanha do governo federal que tem como foco fortalecer a agricultura familiar por meio do incentivo ao consumo de produtos orgânicos, sustentáveis e saudáveis. Nove dos participantes também fazem parte do Projeto Talentos do Brasil Moda. 

A Natural Tech 2013 é realizada em paralelo a Bio Brazil Fair/BioFach América Latina – 9ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia. 

Serviço 

Natural Tech 2013 – 9ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde 
Data: 27 a 30 de junho 
Horário: de quinta-feira a sábado, das 11h às 20h, e domingo, das 11h às 20h 
Local: Pavilhão da Bienal do Ibirapuera – São Paulo 
Site: www.naturaltech.com.br 
Para o público consumidor, a feira será aberta nos dois últimos dias, 29 e 30 de junho. 

Fonte: Portal MDA

Foto: Eduardo Aigner/MDA