Cooperativa dos Agricultores Qualificados lança projeto que doará 50 mil mudas de cocos
16 de julho de 2021

Na terça-feira (13), a Cooperativa dos Agricultores Qualificados (Coopaq) realizou a cerimônia de lançamento do Projeto Coqueirais, desenvolvido pelo setor ambiental da Coopaq para incentivar a plantação de coco, por meio de doação sustentável de cerca de 15 mil mudas, aos agricultores da região.

 

O projeto possibilitará maior geração de renda, sustentabilidade do plantio no sequestro de carbono em aproximadamente 113 toneladas, além de acompanhamento técnico especializado para um plantio eficiente da cultura do Coco Nucifera, - feito a partir de mudas híbridas de alto padrão genético.

 

O Coqueirais foi desenvolvimento com o apoio do prefeito de Matriz de Camaragibe, Fernando Cavalcante, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, gerida pelo secretário Renan Dantas e também com o apoio do presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares de Matriz de Camaragibe e Passo de Camaragibe, Ramon Dantas, os quais serão importantes agentes na prospecção de agricultores e na emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf - DAP.

 

Além dos parceiros apoiadores envolvidos no projeto, estiveram presentes no lançamento, autoridades políticas como a deputada estadual Flávia Cavalcante; o secretário estadual de agricultura, Maicon Beltrão; a prefeita de São Luís do Quitunde representando os gestores da região Norte, Fernanda Cavalcante; secretários de agricultura dos municípios circunvizinhos, além do líder político Cícero Cavalcante.

 

Na oportunidade, o presidente Romullo Dantas enfatizou a importância e benefícios deste novo investimento, que fortalecerá ainda mais a economia da região, por meio da agricultura familiar. "Estou muito satisfeito com a concepção do projeto Coqueirais. Será um avanço para nossa cooperativa e para o desenvolvimento da região Norte, já que a perspectiva é incluir até 400 agricultores neste projeto, gerando aproximadamente 750 empregos que vão movimentar a economia da cidade. Com certeza será o legado que a Coopaq deixará não só para Matriz de Camaragibe, mas para região", afirmou.

 

Texto e fotos: Daniele Soares/ Assessora Coopaq

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual