Cooperativa da Bahia inaugura Laboratório de Classificação Sensorial de Café
25 de março de 2021

Mais uma conquista para a agricultura familiar da Bahia. Nesta quinta-feira (25), a Cooperativa dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac) inaugurou, de forma virtual, o Laboratório de Classificação Sensorial de Café, que agregará maior valor à produção, proporcionando ampliação da comercialização e desenvolvimento da região. O convênio foi celebrado com o Governo do Estado da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Na ocasião, a Prefeitura de Barra do Choça ainda realizou a doação de um terreno para a Cooberbac, no Centro Industrial, onde está localizada a sede da cooperativa.

 

O presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Vanderley Ziger, prestigiou o evento, enfatizou que o momento é de celebração e destacou a participação das mulheres na construção do cooperativismo. “Sozinhos não vamos longe. Percebemos o avanço que a Bahia teve nos últimos anos, apoiado por políticas públicas e pelo trabalho das cooperativas. A pandemia não impediu a continuidade das ações, da inovação, aproximação das pessoas e do fortalecimento de laços. Parabéns à Cooperbac por essa conquista e à Unicafes Bahia, que com suas experiências positivas, crescem, equilibrando democraticamente a participação das mulheres na cadeia produtiva”, salienta.

 

A presidente da Cooberbac, Joara Silva de Oliveira, frisou a alegria de inaugurar o laboratório e a importância das parcerias com o poder público estadual e municipal. Segundo ela, haverá um crescimento de mais de 60% na agregação do valor dos produtos, o que possibilitará que as vendas sejam potencializadas. “É mais um sonho que realizamos e que trará um impacto grande para o nosso município, região e estado. Com ferramentas tecnológicas e muita união, avançamos”, ressalta.

 

O encontro contou ainda com as presenças da presidente da Federação Unicafes Bahia, Regina Dantas; a gerente de Projetos e especialista sênior em Desenvolvimento Rural do Banco Mundial, Fátima Amazonas; o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes; o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias; o prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha; entre outras autoridades.

 

Melhoria do processo produtivo

A construção do Laboratório de Classificação Sensorial de Café faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado da Bahia, por meio do projeto Bahia Produtiva, da CAR - empresa pública vinculada à SDR. Ao todo, estão sendo aplicados na Cooperbac recursos de aproximadamente R$ 4,4 milhões, para a melhoria do processo produtivo e escoamento da produção.

 

Atualmente, a cooperativa trabalha com a produção e comercialização de grãos crus e torrados e café a vácuo. Possui quatro marcas, desde uma mais popular até a Premium, e além disso, em fase inicial, produz café orgânico, sem aditivos químicos.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Cooperbac/Divulgação

 

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual