Cooperação e diversidade marcam Capacitação de Dirigentes em Gestão e Governança do Cooperativismo da Agricultura Familiar
30 de junho de 2022

Trabalhadores rurais, agricultores familiares e dirigentes sindicais participaram de 27 a 29 de junho, em Brasília (DF), do Curso de Capacitação de Dirigentes em Gestão e Governança do Cooperativismo da Agricultura Familiar.

 

Promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), em parceria com a Unicafes Nacional, o curso visou difundir ações vinculadas aos Pilares 2, 3, 4 e 5 do Plano de Ação Global da Década da AF e definir estratégias de fortalecimento da organização produtiva e gestão de cooperativas da agricultura familiar e economia solidária. 

 

O encontrou contou com dinâmicas, momentos de intercooperação, visitas técnicas como à Cooperativa Central do Cerrado, onde os participantes observaram e analisaram aspectos internos e externos relacionados à produção, comercialização e estratégias de negócios.

Também aconteceram debates sobre a organização e estrutura do cooperativismo e sua relação com o sindicalismo; princípios e fundamentos do associativismo e do cooperativismo; ramos do cooperativismo e marco regulatório; estratégias de gestão e governança cooperativa ou associativa e inovações e sustentabilidade organizacional, entre outros assuntos.

 

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, ressalta que a Contag se destaca na discussão no Decênio da Agricultura Familiar e na Agenda 2030 e, que discutir o cooperativismo junto à Confederação é uma honra. “Reafirmo a importância da nossa relação de parceria e que estamos trabalhando para essa relação também ser fortalecida nos estados, construindo uma relação mais paritária e mais participativa”.

 

Para o presidente da Contag, Aristides Santos, cooperar é ajudar a agricultura familiar na produção de alimentos saudáveis e, de forma sustentável, ajudar no cumprimento do papel de alimentar o mundo. “Vamos fortalecer o movimento sindical e o cooperativismo da agricultura familiar”.

 

O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da Contag e presidente da Coprofam, Alberto Ercílio Broch, destaca que é muito importante essa parceria entre a Contag e a Unicafes, pois o agricultor familiar tem que estar organizado.  “A Unicafes nasce do anseio de realmente termos um sistema cooperativo que represente a agricultura familiar. Esse curso é fruto dessa parceria e também integra a estratégia da Década da Agricultura Familiar”, observa.

 

Construção coletiva

De Norte a Sul do Brasil, os participantes avaliaram positivamente a formação, bem como compartilharam suas experiências cooperativistas. O secretário de Juventude da Unicafes Nacional, Bruno Engel, da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (Coomafitt), do Rio Grande do Sul, analisa que é importante construir juntos em todo o Brasil, em especial nos territórios, essa integração entre o sindicalismo e o cooperativismo.

 

“Precisamos andar de forma integrada para pensar o desenvolvimento rural e fortalecer a agricultura familiar, adotando um modelo de cooperativismo que reconhece o papel do jovem, das mulheres e de toda a diversidade que é o campo. Jaciara Maria Muller, também do Rio Grande do Sul, compartilha da mesma visão. “É necessário este movimento do cooperativismo, mostrando experiências diversas que nos inspiram”.

 

Jacqueline Marcelo, de Rondônia, frisa que foi satisfatório o curso, onde conseguiu perceber as alegrias e angústias que permeiam o cooperativismo e obter ânimo para seguir promovendo o desenvolvimento. Para Marcos Vinicius Dias Nunes, de Minas Gerais, o caminho é o cooperativismo.

 

A diretora Unicafes Ceará, Antônia Alves, afirma que foi importante participar deste processo, que muito veio a acrescentar para um novo olhar sob às mais diversas perspectivas do cooperativismo. Jose Severino da Silva, de Pernambuco e Rafael Mendonça, do Mato Grosso, contam que foi um momento de aprendizado e que será levado para as bases e cooperativas.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional/ Com apoio de Maíra Figueira/Unicafes Nacional e Contag
Fotos: Maíra Figueira e Hetel Hetel Leepkaln dos Santos – Unicafes Nacional e Contag

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual