O mês de março consolidou uma importante conquista para a Cooperativa dos Produtores de Açafrão de Mara Rosa (Cooperaçafrão), que participou e venceu, no ano passado, o Edital de Chamada Pública 02/2013 da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEED-DF), para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para alimentação escolar.

A vitória na Chamada — que naquela ocasião representou um importante passo na concretização do acesso à política pública de apoio à comercialização — acabou se transformando em um longo período de expectativa, encerrado apenas no último dia 14 de março.

No final da primeira quinzena os representantes da Cooperativa foram convocados para a assinatura do contrato, referente à venda de 44 toneladas de açafrão para a SEED-DF. A assessoria de Comercialização da Unicafes, que apoiou a Cooperaçafrão durante todo o processo, acompanhou o presidente, Brasiliano Correia Filho, e o diretor administrativo, Zenino da Silva, na assinatura do contrato.

A previsão contratual é que estas 44 toneladas sejam entregues em quatro momentos, sendo que a primeira entrega está prevista para o mês de abril.

Um espaço de tempo tão grande entre o resultado da Chamada Pública e a assinatura do contrato, de acordo com o assessor de Comercialização da Unicafes, Tarcirlei Brito, tem uma explicação: “como a Secretaria de Educação ainda estava com muito produto em estoque, a assinatura do contrato e a entrega dos produtos só se tornaram realidade agora”, informa.

Os produtores cooperados chegaram a pensar que teriam dificuldades na entrega do açafrão nas condições solicitadas pela Secrataria. Segundo o contrato, o produto precisa estar moído, mas a Cooperaçafrão não faz o armazenamento da produção desta forma. "Muitos dos nossos clientes compram o açafrão in natura e moer o estoque de antemão seria perder negócios", assegura Brasiliano. Mas o prazo negociado para a entrega na SEED-DF garantirá o beneficiamento do produto.