Congresso Científico do Sistema Unicafes supera expectativas
05 de outubro de 2023

 Com o objetivo de criar momentos de diálogos entre os diversos atores que atuam no âmbito do cooperativismo solidário, para fortalecer cooperativas e suas redes de cooperação, foi realizado de 26 a 28 de setembro, em Brasília (DF)), o I Congresso Científico e Relato de Experiências do Sistema Unicafes.

 

O evento também buscou debater e identificar os impactos cooperativistas no âmbito econômico, ambiental e social frente às profundas mudanças vivenciadas pela sociedade nos últimos anos e constituir parcerias para a construção de agendas científicas que viabilizem ações e o aprofundamento de debates no âmbito da ciência, tecnologia e inovação do Cooperativismo Solidário.

 

O Congresso foi realizado pela Unicafes; Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade de Brasília (UnB).

 

O presidente da Unicafes, Aparecido Alves de Souza, enfatiza que o evento contribuiu para o desenvolvimento organizacional e a promoção da prática cooperativista, por meio da socialização e sistematização de experiências do Pecsol.

 

“A ciência tem papel muito importante para o cooperativismo solidário, por isso, dialogar com as universidades, poder público e sociedade é fundamental para o nosso fortalecimento, para dar mais visibilidade às questões do Cooperativismo Solidário, chamar atenção aos desafios e apontar novos caminhos. Que venham os próximos eventos para continuarmos construindo estratégias de fortalecimento”, ressaltou.

 

Confira também a análise de Dirceu Basso, professor organizador do Congresso:
O Congresso da Unicafes e Universidades parceiras (UnB, Unila, Unioeste), além de ter sido um sucesso em sua primeira edição, alcançou todos os objetivos previstos. Estão de parabéns todos os participantes e os organizadores/as. Um evento com formato híbrido, o que permitiu que todos aqueles que dialogam com o cooperativismo solidário pudesse participar das mais diversas regiões do Brasil.

 

Mas, antes de retomar os objetivos, é importante recuperar algumas mensagens que foram explicitadas durantes as falas das pessoas que estiveram presentes nos painéis e nos GTs.  Entre elas, podemos destacar o fato de que os organizadores do congresso foram “felizes” ao propor uma atividade que articula trabalhos científicos e relatos de experiências. Pois, o conhecimento não está pronto na universidade, mas sim, a universidade é o espaço em que o conhecimento é construído conjuntamente pelos atores envolvidos.

 

Outra mensagem explicitada, nos diz que com o Congresso, a Unicafes pode, por meio dos painéis e GTs dialogar tanto com seus agricultores e agricultoras cooperativistas quanto com os diversos ministérios do governo federal. Portanto, um diálogo para dentro da Unicafes e para fora dela, com o governo federal e seus ministérios.

 

As mais de duas dezenas de palestras, distribuídas nas diversas temáticas vivenciadas no cooperativismo (mulheres e jovens; agricultura familiar, e mercados; dados para análise do cooperativismo; políticas públicas; segurança alimentar; agenda ambiental) e os cerca de 70 trabalhos submetidos nos temas de organização econômica, gestão, governança, negócios, jovens, mulheres e crédito possibilitou a criação de diversos momentos de diálogos entre os atores (associados/as, extensionistas, colaboradores, pesquisadores, representantes de governo e entidades parceiras) participantes do Congresso que atuam no sentido de fomentar e consolidar as experiências do cooperativismo solidário.

 

Assim, conhecimentos e experiências foram compartilhadas e debatidas com vistas a oportunizar que as cooperativas solidárias da agricultura familiar possam promover a inclusão social, produzir alimentos de qualidade (limpos) e contribuir com a biodiversidade enquanto cria valores em seus produtos e serviços.

 

Por fim, dizer que o Congresso, enquanto uma ação que está conectada com PECSOL permitiu que os cooperativistas unicafeanos e atores parceiros pudessem colocar o cooperativismo solidário num espaço de reflexão, de apresentação de contribuições para seu fortalecimento, de promoção da prática de educação cooperativa, diálogo com o Governo Federal, da formação de uma rede com as Universidades Federais e Estaduais, entre outros.

 

Os painéis
Participação de mulheres e jovens no Cooperativismo Solidário foi o tema do painel que deu início, no dia 26, ao I Congresso Científico e Relato de Experiências do Sistema Unicafes. Já à noite aconteceu a abertura oficial do encontro, que abordou a temática Agricultura Familiar, Cooperativismo e Mercados e contou com importantes falas de representantes de instituições de Ensino e do Cooperativismo Solidário, secretarias e ministérios, entre outros.

 

O segundo dia de atividades também foi intenso. Painelistas dialogaram sobre Dados e análise do Cooperativismo Solidário da Agricultura Familiar e Políticas Públicas e Cooperativismo, temas cada vez mais relevantes na atualidade. Além disso, aconteceram as apresentações dos trabalhos científicos que contemplou as temáticas de Organização de Produção, Gestão, Governança, Acesso ao Mercados, Jovens e Mulheres.

 

Por fim, na quinta-feira (28), foram realizados os painéis Segurança Alimentar e o Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agenda Ambiental e o Cooperativismo Solidário, bem como, aconteceu mais uma rodada de apresentações dos trabalhos científicos.  

 

Para conferir todos os painéis, acesse o Youtube da Unicafes:

 

Matéria e fotos: Daiane Benso/Ascom Unicafes

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual