Foto: Marcelo Inácio de SousaA Conferência Temática de Economia Solidária, Educação e Autogestão teve hoje (dia 12/3) o seu segundo dia de intensos debates em Brasília-DF, com representantes de movimentos e empreendimentos das cinco regiões do país envolvidos na construção do Plano Nacional da Economia Solidária (PNES) - tema central da III Conferência Nacional de Economia Solidária (CONAES) que será realizada em novembro deste ano.

As atividades foram iniciadas ontem (11), na Casa de Retiro Assunção (SGAN 611 - L2 Norte), com a apresentação do contexto da Conferência Temática e das memórias e acúmulos da Educação e Autogestão na Economia Solidária.

Já no primeiro dia, os participantes foram divididos em grupos por região, inicialmente com o trabalho de construir um diagnóstico, tomando como base as questões: quais as relações entre as concepções de Educação em Economia Solidária, Autogestão, Território e Territorialidade nas práticas vivenciadas pelos empreendimentos? As políticas públicas respondem as concepções aspiradas pelo Movimento? Quais os principais avanços e lacunas?

TERRITÓRIO E AUTOGESTÃO

Os grupos trouxeram os pontos debatidos para o trabalho de hoje, que teve como ponto alto da atividade uma roda de conversa realizada no período da tarde. Os participantes fizeram um diálogo sobre as políticas emancipatórias a partir, principalmente, do referencial da territorialidade e da autogestão.

Os grupos voltaram a se reunir já no início da noite, com o propósito de construir proposições para o Plano Nacional de Economia Solidária, em uma conversa que só terminou por volta das 20 horas.

A orientação era apontar os eixos estratégicos da Educação e Autogestão para a elaboração do Plano; quais os indicativos de ações prioritárias para esta elaboração; e qual a institucionalidade e estrutura necessárias para a implementação dos eixos e ações.

Amanhã (13) serão apresentadas para o grupo maior as discussões realizadas nos grupos regionais. A partir das 10h50, está programado o início da Plenária Final, que se alonga por toda a manhã e tarde até o encerramento, previsto para as 17 horas.

A III CONAES

A III Conferência Nacional de Economia Solidária será realizada entre os dias 26 e 29 de novembro e terá como tema: "Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável".

[+] Confira o Regulamento da III CONAES [ VIZUALIZAR ]  [ BAIXAR ]