Com o objetivo de debater a implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) realiza primeira reunião do ano, nos dias 12 e 13 de março, com a presença do ministro Patrus Ananias. Os representantes do Governo Federal e da sociedade civil também vão discutir sobre como o Conselho pode incidir nas discussões do Plano Plurianual (PPA).

Para o secretário do Condraf, Rodrigo Amaral, é grande a expectativa, com a chegada do ministro Patrus, de potencializar as ações do MDA e revigorar o papel do Conselho. “O ministro aposta no Condraf como principal espaço permanente de diálogo com os movimentos sociais", afirma Rodrigo.

O calendário do conselho para 2015 será definido no segundo dia de encontro, 13/03, mas normalmente são realizadas quatro reuniões ordinárias por ano. “A expectativa é que o Condraf possa se debruçar sobre o plano, na implementação e no monitoramento das ações. E que apoie na elaboração dos planos de desenvolvimento rural nos estados e territórios”, avalia o secretário.

Criado em 2003, o Condraf tem como principal atribuição subsidiar a formulação de políticas públicas estruturantes de responsabilidade do MDA. “A continuidade é importante porque é a partir do diálogo com a sociedade que podemos aperfeiçoar as políticas públicas desenvolvidas no MDA e no Governo Federal para a promoção do desenvolvimento rural sustentável e solidário”, salienta Rodrigo Amaral.

[+] SERVIÇO
59ª Reunião do Condraf
Data: 12 e 13 de março (quinta e sexta-feira)
Abertura: 11h
Local: SBN Quadra 02, Edifício Palácio do Desenvolvimento, 18º andar - Brasília (DF)

[+] FONTE: MDA