Comitiva alagoana reivindica melhorias para agricultura familiar em Brasília
30 de abril de 2021

Engajados em lutar por melhorias para a agricultura familiar alagoana, o presidente da Federação Unicafes Alagoas e gestor da Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (​Coopaiba), Antonino Cardozo Carvalho e o presidente da Cooperativa dos Agricultores Qualificados (Coopaq) e diretor de Comercialização da Unicafes Nacional, Rômullo Renan Silva Dantas, além de demais representantes do cooperativismo do estado, estiveram em Brasília durante esta semana. Na pauta, encontro com o senador Fernando Collor de Mello e com a deputada federal, Tereza Nelma.

 

O objetivo da visita, conforme conta Dantas, foi de dialogar e sensibilizar os políticos quanto ao atual cenário que a agricultura familiar vive. Desde o início da pandemia do Coronavírus (Covid-19), mais da metade das 50 cooperativas filiadas à Unicafes Alagoas paralisaram suas atividades devido as ineficientes condições de sobrevivência.

 

Segundo ele, a comitiva entregou ao senador uma carta que elenca a importância da agricultura familiar para a economia do país, com o intuito de fomentar parcerias e emendas para o segmento no estado. Outro ponto abordado nas reuniões foi sobre a suspensão do Leilão de Biodiesel feito pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério da Agricultura (Mapa), onde reduziu-se de 13% para 10% da mistura do biodiesel no diesel.

 

“Nosso papel é defender a agricultura familiar e sensibilizar nossos governantes para a situação crítica que vivemos. Além das cooperativas não estarem conseguindo escoar a produção, os biocombustíveis fomentam à diversificação da matriz energética e são fundamentais na esfera ambiental”, afirma Dantas, ressaltando que acredita que as reuniões foram o pontapé para uma série de ações que serão desencadeadas para promover melhorias para o setor.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Divulgação

 

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual