Com apoio de parceiros, Unicafes cria Grupo de Pesquisa, Extensão e Educação do Cooperativismo Solidário
03 de agosto de 2021

A Unicafes Nacional deu um passo importante no fortalecimento de uma articulação entre Instituições de Ensino Superior e o Sistema Unicafes, ao criar na última sexta-feira, 30 de julho, o Grupo de Pesquisa, Extensão e Educação do Cooperativismo Solidário (GPECSOL). O objetivo é desenvolver pesquisas e inovações direcionadas aos problemas das cooperativas, ampliando relações com pesquisadores e construindo relações sistêmicas.

 

Com apoio do Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus) e pesquisadores de diversas universidades brasileiras, e com base no Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (Pecsol), criado pela Unicafes Nacional, propõem-se Núcleos Temáticos de Pesquisa para estudar “Organização Produtiva; Participação Social; Gestão e Governança; Mercados e Negócios; Crédito e Finanças Solidárias; Desenvolvimento Sustentável, entre outros assuntos.

 

O intuito é discutir e ampliar a Fundamentação e Problematização de determinada temática, promovendo Interação e Multiplicação da mesma, e consequentemente, a sua Internalização nas cooperativas e em todo o Sistema Unicafes.

 

A Unicafes procura construir parcerias com universidades de todas as regiões do país e através desta parceria desenvolver cursos de extensão sobre cooperativismo, assim como de especialização, mestrado e doutorado, que fortaleçam a dinamização econômica deste segmento. O GPECSOL pode ser uma alternativa para ampliar as capacidades das pessoas e também qualificar instrumentos de desenvolvimento que viabilizem maior participação dos negócios locais e nas estratégias de desenvolvimento territorial.

 

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, ressalta que a pesquisa é um “tema caro” para a Instituição e que com a criação do Grupo se dá um passo importante na busca de estratégias para continuar fortalecendo o setor, construindo um cooperativismo inclusivo e participativo, que garanta um controle social no processo de gestão.

 

Texto e foto: Daiane Benso/ Ascom Unicafes Nacional

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual