Coletivo Nacional de Juventude se reúne pela primeira vez em 2023
02 de fevereiro de 2023

O Coletivo Nacional de Juventude se reuniu, virtualmente, pela primeira vez em 2023, no dia 31 de janeiro. Na ocasião, cerca de 30 jovens de vários estados participaram do encontro, promovido pela Secretaria de Juventude da Unicafes Nacional com apoio do Projeto Pecsol Unicafes Sescoop.

 

Além de apresentar as propostas de ações para o ano de 2023, o encontro teve como objetivo contextualizar sobre as ações do Pecsol direcionadas para as juventudes e as três soluções organizacionais, bem como às propostas de inscrição do Coletivo e de elaboração do regimento.

 

“Falamos sobre o objetivo, metodologia e as três soluções que serão trabalhadas no decorrer do Projeto, que são: Participação, Geração de Renda e Sucessão Rural”, comentou o secretário de Juventude, Bruno Engel Justin.

 

A assessora da Secretaria, Daniela Flores, ressaltou sobre a importância de aproximar mais jovens do Coletivo Nacional de Juventude, bem como, da necessidade de organizar na cooperativa e nos estados coletivos representativos de jovens. Por fim, a também assessora, Kelly Santiago, apontou sobre a necessidade de oficializar o coletivo como instância de decisão, e sinalizou sobre a criação de um Regimento Interno. 

           

O ex-presidente da Unicafes Nacional e atual secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDAF), Vanderley Ziger, participou do encontro. Ele apresentou os principais desafios enfrentados, sobretudo com relação ao combate à fome e a produção de alimentos, considerando principalmente a soberania alimentar. Ziger sinalizou sobre a necessidade de repensar as Políticas Públicas, a partir principalmente dos aprendizados acumulados e de universalizar as políticas públicas. 

 

Texto: Secretaria de Juventude – Com edição de Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: Reprodução

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual