Coletivo de Juventude da Unicafes Nacional participa da 4ª Conferência Nacional de Juventude
19 de dezembro de 2023

Entre os dias 14 a 17 de dezembro foi realizada em Brasília (DF), a 4ª Conferência Nacional de Juventude, que contou com jovens do Coletivo de Juventude da Unicafes Nacional.

 

Os jovens foram votados para serem delegados na etapa Estadual durante as conferências municipais e regionais e depois foram votados na conferência Estadual para serem delegados na etapa Nacional.

 

Durante a Conferência, a Juventude defendeu as pautas e aprovou ações prioritárias para o Governo Federal da juventude cooperativista. Entre as 36 propostas aprovadas está a que se refere ao incentivo para a criação de cooperativas.

 

A assessora da Secretaria de Jovens da Unicafes Nacional, Daniela Flores, participou como painelista do Painel Juventude e Economia Solidária, juntamente com o líder escoteiro, Pedro Jesus e a assessora geral da República, Luiza Dulci.

 

Daniela relatou a importância da Unicafes e da Unicopas para o Cooperativismo Solidário do Brasil, bem como das cooperativas para a geração de trabalho e renda de maneira justa, além da emancipação das pessoas e desenvolvimento das comunidades.

 

Quanto à proposta da criação de cooperativas, aprovada pelo voto da grande maioria, Daniela enfatizou que foi emocionante. “Ver tantos jovens se levantaram para votar me emocionou profundamente, porque lutamos muito por isso e percebemos que a juventude reconhece este esforço e luta junto”.

 

A presença da Juventude Cooperativista foi de grande relevância para a uma política participativa durante a Conferência, com participação social, escuta do Governo Federal e defesa dos interesses e prioridades das Juventudes do campo, das águas, das florestas e das cidades!

 

Texto e fotos: Coletivo de Juventude da Unicafes Nacional

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual