Ciclo de debate sobre o Desenvolvimento Rural percorre cidades do Espírito Santo
01 de agosto de 2022

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, participou de 25 a 29 de julho do Ciclo de debate sobre o Desenvolvimento Rural, que percorreu, itinerantemente, cinco cidades do Espírito Santo (ES). A atividade, realizada em alusão à Semana da Agricultura Familiar (AF), foi promovida pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (Fetaes), Unicafes Espírito Santo, sindicatos, cooperativas e associações do Estado.

 

O objetivo foi dialogar sobre o cenário atual da AF, aspectos de formulação de políticas públicas, conjuntura e o papel do sindicalismo e do cooperativismo, bem como de que maneira proceder no futuro em relação à agenda da agricultura familiar. Durante o debate, iniciou-se a construção de um documento norteador, visando melhorias para o segmento, que será apresentado ao Governo do Espírito Santo.

 

A secretária de Formação Organização Sindical e Comunicação da Fetaes, Fabiana Deluca, apontou que a semana foi de muita reflexão e escuta. “Foi mais um passo no processo de construção de um projeto de agricultura familiar sustentável, onde buscamos pela diversidade, inclusão de mulheres e jovens. O ciclo nos causou impacto e fez com que refletíssemos sobre qual agricultura familiar queremos, o papel do cooperativismo, do sindicalismo”, avaliou.

 

Para o presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, a semana foi de muito aprendizado, evidenciando-se que sindicalismo e cooperativismo precisam caminhar juntos, unindo forças para não perecer. “Vimos muitas experiências exitosas das regiões, que fortalecem o intercâmbio e promovem avanço. Porém, precisamos, com urgência, reformular as políticas públicas de apoio ao cooperativismo e à agricultura familiar, perpassando pela pesquisa, o crédito, assistência técnica e comercialização”, observou.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual