Cerca de 260 pessoas participam de formação sobre Gestão e Governança do Cooperativismo da Agricultura Familiar e Economia Solidária
19 de novembro de 2021

Foi realizada nesta sexta-feira (19), o Ato de Encerramento da 2ª edição do Curso de Gestão e Governança do Cooperativismo da Agricultura Familiar e Economia Solidária, promovido pela União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e Confederação das Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam). Cerca de 260 pessoas, homens e mulheres, de vários estados brasileiros, participaram da formação entre os meses de julho a novembro. 

 

O curso teve o objetivo de ampliar ações formativas e educativas dos associados das cooperativas de agricultura familiar, fortalecendo os processos organizacionais, de gestão e governança, ampliando as possibilidades de organização produtiva e geração de trabalho e renda. Baseada na estratégia do Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (Pecsol), a formação foi realizada no ambiente virtual da Unicafes, na plataforma do Infocos Agriagência, com carga horária de 120h e certificação pela UnB.

 

O secretário de Formação da Unicafes Nacional, Antônio Moreira Filho, ressaltou que é uma conquista contribuir com a capacitação de dirigentes, técnicos e lideranças da agricultura familiar e de suas organizações sociais e econômicas. “Chegamos ao final promovendo o aprimoramento e fortalecendo o cooperativismo. Muito felizes por mais uma edição de formação”. 

 

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger explicou que discutir gestão perpassa a questão dos resultados financeiros. “É uma etapa importante, mas antes de tudo é preciso compreender de maneira mais ampla o papel de uma cooperativa no desenvolvimento do seu associado.  A formação vem reafirmar a importância do papel da agricultura familiar na sociedade”.

 

O presidente da Coprofam, vice-presidente da Contag e do Fórum Rural Mundial, Alberto Broch, salientou a importância desta parceria, pois é essencial unir forças das mais diversas áreas para a promoção do conhecimento. “Que os alunos se apropriem destas informações e repliquem para a comunidade todo este aprendizado”.

 

O professor Mario Ávila, do Centro de Gestão e Inovação da Agricultura Familiar da UnB, destacou que há desafios do ensino a distância, onde buscou-se simplificar a linguagem, aproximando todos os agentes. “É um processo singular, e seguiremos juntos”. O presidente da Contag, Aristides Santos, frisou a necessidade de valorizar formações como essa. “Não temos outra saída a não ser a cooperação. Precisamos investir cada vez mais no cooperativismo”.  

 

Elton Melo, 36 anos, de Caruaru, Pernambuco, concluiu o curso, e observou que o cooperativismo tem papel para a classe trabalhadora, sendo a possibilidade real de um trabalho significativo. “Foram muitas experiências, conteúdo e metodologia excelentes. Fico feliz em ter participado e acredito que é mais uma maneira de contribuir com o melhoramento da sociedade”.

 

Para conferir, na íntegra, o Ato de Encerramento do Curso, acesse:
 

 

Texto: Daiane Benso – Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual