Cecafes-RS inaugura unidade de recebimento e beneficiamento de feijão e usina fotovoltaica
09 de fevereiro de 2024

A Cooperativa de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidária (Cecafes), associada à Unicafes-RS, inaugurou oficialmente sua unidade de recebimento e beneficiamento de feijão e usina fotovoltaica, localizadas na filial da cooperativa, na comunidade de Concórdia, em Marcelino Ramos.
 

A solenidade ocorreu na quarta-feira, 7 de fevereiro, e contou com a presença de diversas autoridades e lideranças, dentre elas o presidente da Conab, Edegar Pretto, a secretária de Mulheres da Unicafes, Sandra Nespolo Bergamin, o presidente da Unicafes-RS, Gervásio Plucinski, representantes das Unicafes Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, além de representantes de cooperativas e agricultores.
 

A importância da valorização do trabalho e da organização das mulheres em coletivos foi evidenciada, conforme a secretária Sandra. Ela comenta que é fundamental a produção de alimentos saudáveis e a inclusão das mulheres nesse processo, bem como as políticas públicas como PAA e Pnae, que garantem compra e garantia de renda às famílias.
 

O presidente da Cecafes, Roberto Balen, destacou que o investimento aproximado nas duas estruturas é de R$ 1,6 milhão, e a concretização da unidade de recebimento e beneficiamento de feijão é um marco importante e pioneiro na região, que irá incentivar ainda mais a produção de alimentos da agricultura familiar.
 

A unidade tem suporte de armazenamento de 18 toneladas de feijão e capacidade de beneficiamento de 20 toneladas por dia do grão. Já a usina fotovoltaica conta com 120 placas solares, que supre a necessidade da filial e da matriz, localizada em Erechim. “A estrutura vai operar em duas linhas produtivas de feijão – convencional e orgânico –, e está à disposição das cooperativas que desejam fazer parcerias para atender as demandas que vêm pela frente para alimentar a população brasileira”, disse Balen.
 

O presidente da Unicafes-RS evidenciou a importância desta conquista da Cecafes, que está investindo no feijão, uma cultura que faz parte da mesa dos brasileiros em um momento em que há redução na produção de feijão e de outros alimentos. “Vemos como uma estratégia acertada, tanto de negócio quanto no sentido macro, de investir na produção de alimentos. Nós, enquanto Unicafes-RS, entendemos que investir na produção de alimentos de qualidade é o caminho”, finalizou Plucinski.

 

Texto: Jaqueline Peripolli/Jornalista Unicafes-RS/ Com informações da Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Mauro Carioletti/ Divulgação – Arquivo pessoal

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual