Caminhoneiros autônomos do PRBC participam de atividades no Mato Grosso
26 de março de 2024

Caminhoneiros autônomos de diversos estados brasileiros se reuniram em Sinop (MT), nos dias 22 e 23 de março, para participar do Encontro Regional do Programa Roda Bem Caminhoneiro (PRBC) e da Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária, respectivamente.

 

A programação contemplou exposições sobre temas específicos fundamentais ao PRBC, que visam o fortalecimento das áreas de gestão, comercial, contábil, jurídico, intercooperação, negócios e sustentabilidade.

 

Além disso, apresentou-se o cenário atual do projeto e as perspectivas para 2024, bem como construiu-se propostas de desenvolvimento e fomento de itens como compras coletivas, diesel, entre outros assuntos.

           

Já a assembleia, que também aconteceu no formato virtual, teve a seguinte pauta: alteração estatutária; prestação de contas dos órgãos da administração; relatório de Gestão da Diretoria; recomposição do Conselho de Administração; eleição dos componentes do Conselho Fiscal; aprovação do orçamento para o próximo exercício social.

 

Visitas

A agenda ainda contou com visitas à Cooperativa dos Transportadores Rodoviários de Cargas de Sinop (Cootransnop), sede das atividades, bem como às filiadas ao PRBC, que são do Mato Grosso: Cooperativa de Transporte Autônomo Lucas do Rio Verde (Cootal); Cooperativa de Transportadores de Nova Mutum (Cootram); Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos de Primavera do Leste (Ctap) e Cooperativa dos Caminhoneiros de Sorriso (Coocams). 

 

O presidente da C2G LOG, Rodney Larocca, destaca que é fundamental a atuação dos presidentes das cooperativas filiadas à Federação, cada um fazendo a sua parte. “Cometemos erros, temos entraves, ninguém é perfeito. Porém, somos da mesma categoria e estamos lutando pela mesma causa. Precisamos do diálogo, entrar em consenso e entendimento, pois com o apoio de cada um de vocês e dos cooperados das suas cooperativas é que conseguiremos avançar”.

 

O vice-presidente da C2G LOG e anfitrião do Encontro, Cleomar José Immich, ressalta que um fator muito importante para o sucesso do PRBC é o fortalecimento, reconstituição e trabalho em equipe. “Obrigado a Deus por colocar pessoas nesse espaço que priorizam o desenvolvimento do projeto. Agradeço a cada um que esteve aqui, fizemos o melhor que pudemos para recebermos vocês bem e ficamos muito felizes com a visita”.

 

O presidente da Cooperativa dos Caminhoneiros Autônomos do Norte Nordeste (Coopecann), José Roberto Jesus, diz que o Encontro Regional foi uma experiência única, em que participou grandes caminhoneiros líderes. “Acredito em novos rumos, onde com a participação de todos seremos mais fortes. Que Deus nos abençoe e nos dê sabedoria para que possamos gerir com sucesso nossas cooperativas como também nossa Federação”.

 

Sustentabilidade de uma cooperativa

O coordenador do PRBC, Alcidir Mazzutti Zanco, salienta os avanços do projeto, crescimento das parcerias, sustentabilidade da C2G LOG e a importância deste espaço de construção.

 

A sustentabilidade de uma rede de Cooperativas está fundamentada em vários fatores. Destaca-se seis eixos importantes:

 

1. Fator social – Para a sustentabilidade acontecer é fundamental fortalecer o compromisso social dos cooperados e das filiadas com a Central. Esse compromisso se dá pelo engajamento com a pauta e com os objetivos da rede;

 

2. Fator cultural – O desenvolvimento humano e cultural dos associados e principalmente das lideranças é fundamental para o crescimento sistêmico aconteça. Amadurecimento cultural significa a busca pela construção conjunta, pelo entendimento e crescimento coletivo;

 

3. Fator territorial – Uma rede é formada por Cooperativas de diversos territórios e regiões. É fundamental que as regiões tenham pautas e construções regionalizadas, pois cada região do Brasil possui as suas características próprias e essa unidade regional reforça as lideranças regionais;

 

4. Fator político – Uma rede possui um projeto político de desenvolvimento, uma proposta com missão, visão, objetivos, princípios. Esse projeto precisa ser fortalecido de forma autônoma, sem dependência partidária, sem vínculos personalistas, mas com objetivos claros para que o grupo defenda o mesmo ideal como foco no crescimento do projeto coletivo;

 

5. Fator ambiental – A agenda climática está no centro dos debates realizados na humanidade. Essa agenda faz parte de todos os ramos cooperativistas, ter uma proposta ambiental para as Cooperativas, para os associados e para a rede é fundamental para construção da sustentabilidade das iniciativas locais;

 

6. Fator econômico – A Cooperativa não é uma empresa, a Cooperativa tem uma empresa. Os membros se unem como uma associação de pessoas e formam uma empresa para fortalecer seus negócios com foco no crescimento de todos. A unidade é fundamental para fortalecer os negócios como rede, como grupo de Cooperativas que defendem o mesmo objetivo. Fortalecer os caminhoneiros autônomos. Ao longo dos próximos ciclos vamos fortalecer a nossa vivência destes fatores para que a Rede de Cooperativas C2G LOG se fortaleça nas diversas regiões do Brasil.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom PRBC
Fotos: Daiane Benso/Ascom PRBC e Aline Lima

 

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual