Cadastro da Agricultura Familiar é tema de encontro no Ceará
18 de abril de 2023

Representando a assessoria jurídica da Unicafes Nacional, Larissa Assis esteve em Fortaleza, no Ceará, no dia 12 de abril, para participar de evento.
 

Na ocasião, analisou-se a conjuntura nacional e discutiu-se sobre o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), as alterações estatutárias das cooperativas que integram o Pecsol e análise do Estatuto Social de fundação da Federação Unicafes Ceará.

 

Além disso, falou-se da paridade de gênero e da inclusão de jovens no percentual de 30% nos espaços de decisão das cooperativas, como conselho de administração e conselho fiscal; debateu-se sobre a quota parte familiar que possibilita a inclusão de mulheres e jovens no quadro social das cooperativas e tratou-se das normas que necessariamente precisam constar nos estatutos das cooperativas que pretendam firmar qualquer tipo de parceria com órgãos públicos.

 

A pauta também completou a necessidade de incluir nos estatutos as formas digitais e semipresenciais das assembleias gerais das cooperativas, já que esta tecnologia proporciona maior participação e economia. Ainda foram feitas considerações gerais sobre o estatuto social da Federação Unicafes Ceará, que será criada em breve.

 

Informações e fotos: Larissa Assis/Unicafes Nacional

 

Juventude

A assessora de Juventude da Unicafes Nacional, Daniela Flores, esteve nos dias 12 e 13 de abril, em Pacajus e Fortaleza, no estado do Ceará, em atividade de apresentação da Secretaria de Juventude e das soluções do Pecsol.

 

A ação do dia 12 contemplou diversas cooperativas associadas à Unicafes Ceará e promoveu debate sobre a participação da juventude na cooperativa e permanência dos jovens no campo. No dia 13, os agricultores (as) foram escutados, e junto com a assessoria realizaram reflexões sobre a falta de jovens na cooperativa e no meio rural em que vivem.

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual