O Brasil sedia a quarta reunião entre ministros da Agricultura e Desenvolvimento Agrário do Brics, grupo político de cooperação formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O encontro ocorre nesta sexta-feira (13), no Itamaraty. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, vai tratar com outros líderes do bloco de temas como comércio, cooperação agrícola, desenvolvimento, agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional.

Para o chefe substituto da Assessoria Internacional do MDA, Leonardo Batista, a participação da pasta significa uma conquista de espaço pela agricultura familiar na pauta do Brics e da agenda internacional. “2014 foi denominado pela ONU o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Trazer para uma discussão com os ministros temas como agricultura familiar e reforma agrária é um avanço no cenário internacional”, destaca Batista.

Agendas preparatórias antecedem o encontro ministerial. Na quarta-feira, (11), será realizado o seminário Políticas Públicas para Segurança Alimentar e Fortalecimento da Agricultura Familiar nos Brics, organizado pelo MDA. O seminário tem como objetivo socializar o conhecimento sobre as principais políticas para o tema nos países do bloco. A discussão deve contribuir para a elaboração de um documento de estratégia geral do Brics para assegurar o acesso à alimentação para as populações mais vulneráveis.

E nos dias 11 e 12, ocorrem reuniões de técnicos dos cinco países, que compõem o grupo de trabalho de cooperação agrícola. Serão discutidos os principais temas de interesse do bloco nas áreas da agricultura e do desenvolvimento agrário: políticas para agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional, cooperação técnica, mudanças climáticas, pesquisa e inovação, comércio e sistema de informações agrícolas.

Diálogo permanente

A primeira reunião dos ministros da Agricultura e Desenvolvimento Agrário do Brics foi realizada em Moscou, em 2010. No ano seguinte, as autoridades em Chengdu, na China, aprovaram o Plano de Ação 2012-2016, que orienta a cooperação entre os cinco países na área agrícola. O último encontro ministerial ocorreu em 2013, em Pretória, na África do Sul.

Serviço

Agenda BRICS
Local: Salão San Tiago Dantas, Itamaraty
11 de março
9h às 13h – Seminário Políticas Públicas para Segurança Alimentar e Nutricional e Fortalecimento da Agricultura Familiar nos Brics – participação do Marcelo Piccin, Diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor (Degrav), da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/MDA)
15h às 18h - Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Agrícola BRICS
12 de março
10h às 18h - Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Agrícola BRICS
13 de março
10h às 13h - Reunião de Ministros da Agricultura e Desenvolvimento Agrário do Brics

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário