Durante o mês de fevereiro, os representantes do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, Arthur Pinto e Cristiane Marques, acompanharam os trabalhos realizados pelas Cooperativas pertencentes ao Projeto de Expansão do Cooperativismo Solidário, no Paraná.

Na oportunidade foram realizadas visitas as unidades, cooperados e investimentos coletivos propostos nos municípios de São Jerônimo da Serra, Iretama e Altamira do Paraná. Essas unidades fazem parte do Projeto assinado em 2012 uma parceira entre Cresol e BNDES com a missão aproximar cada vez mais famílias do cooperativismo de crédito solidário.

“O Projeto prevê a abertura de 25 novas unidades de atendimento com três anos de duração. Até o início de 2015 já foram abertas 19 unidades de atendimento nas regiões abrangentes dos estados do Paraná, São Paulo, Rondônia, Minas Gerais e Espírito Santo”, lembra o coordenador do Projeto e assessor da Central Cresol Baser, Jaap Van Doorn.

O projeto também disponibiliza recursos para a inclusão produtiva dos agricultores familiares. Em Iretama, por exemplo, a cooperativa Coavrcam recebeu um caminhão e diversos equipamentos para que as agroindústrias forneçam produtos para programas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) através da Cooperativa.

“Com Cristiane e Arthur, do BNDES, visitamos as agroindústrias, a Dona Ana recebeu um freezer para aumentar à produção a polpa de maracujá e acerola. O freezer chegou na hora certa, sem o freezer a Dona Ana perderia uma boa parte da produção. A Dona Natália recebeu um forno e um cilindro para sua padaria. Com esses equipamentos ela poderá aumentar a produção dos pães e melhorar a sua renda familiar”, conta Jaap.

Para os próximos passos em breve serão liberados diversos projetos de inclusão produtiva em Rondônia, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Paraná, beneficiando ainda mais famílias.

“A parceria Cresol/BNDES tem um forte apelo para a inclusão produtiva das mulheres e jovens e, portanto contribui para manter as famílias na agricultura. O grande desafio para os próximos meses é avançar na inclusão financeira dos agricultores que se enquadram no Pronaf B”, finaliza Jaap.

Fonte: Cresol