A importância do apoio governamental para o desenvolvimento das cooperativas da agricultura familiar e economia solidária foi destaque na reunião realizada com o secretário Nacional de Agricultura Familiar (SAF), Valter Bianchini, a Unicafes e o deputado federal Assis do Couto (PT/PR), que aconteceu nesta quarta-feira (20), em Brasília.

O encontro contou também com a participação de representantes do Sistema Cresol, Trias Brasil e do deputado federal Ancelmo de Jesus (PT/PR). O objetivo foi de solicitar mais apoio para o fortalecimento daassistência técnica e extensão rural (ater) e às cooperativas.

Na oportunidade, o secretário Bianchini anunciou que está em andamento a criação de uma coordenação de cooperativismo na SAF, que busca maior diálogo com os movimentos sociais e entidades.

O presidente da Unicafes, Luiz Ademir Possamai, disse que nos próximos dias a Unicafes deverá indicar a nomeação do coordenador.

Para Possamai, ainda se encontram muitas dificuldades técnicas para elaborar projetos e há uma necessidade de estreitar relações com a SAF. Bianchini respondeu: "Criaremos uma coordenação liderada por alguém com capacidade técnica e sensibilidade para conversar com vocês".

Assis do Couto mostrou-se preocupado com a concentração da produção agroindustrializada do país nas mãos de poucas e grandes empresas. "É preciso criar um conjunto de medidas para quebrar esse oligopólio da agroindustrialização e descentralizar a produção, é questão de segurança alimentar", afirmou.

Para ele, uma das ações que pode reverter esse jogo é o incentivo ao cooperativismo da agricultura familiar e o avanço das leis que tratam da inspeção sanitária e da integração. O parlamentar ainda mencionou as dificuldades de algumas secretarias municipais de Agricultura em estruturar suas equipes.

 

Fonte: Assessoria de comunicação Unicafes e Dep. Assis do Couto.

Foto: Mariana Sacramento.