Aula de abertura do Pecsol Mulher marca nova fase no Cooperativismo Solidário
06 de abril de 2022

Um momento que marca uma nova fase para o Cooperativismo Solidário do Brasil. Assim pode ser definida como foi a aula de abertura do Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (Pecsol Mulher), realizado virtualmente, na noite desta quarta-feira, 06 de abril, que contou com a participação de mais de 100 mulheres, de várias regiões do Brasil.

 

Promovido pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), através da Secretaria de Mulheres e Secretaria de Formação, em parceria com a Agri-Agência, Infocos, Universidade Nacional de Brasília (UnB) e Trias Brasil, o Pecsol Mulher tem por objetivo promover a educação continuada para mulheres lideranças e cooperadas do Sistema Unicafes, visando fortalecer sua participação no Cooperativismo Popular da Agricultura Familiar e da Economia Solidária.

 

Com o tema “Construindo conhecimento, tecendo relações”, o Pecsol Mulher será desenvolvido em dois cursos, com dois cadernos de estudo para um, formatados em módulos, ambos desenvolvidos em formato de Educação a Distância (EAD). As participantes receberão orientação para multiplicação dos aprendizados nas Cooperativas, por meio de resolução de problemas ou fomento às potencialidades mapeadas junto ao público-alvo, com espaço para socialização e análise das inovações internalizadas.

 

Gênero, feminismo e cooperativismo

A professora Josiane Carine Wedding, mestre, doutora e pós-doutora e professora de Sociologia do Departamento de Ciências Humanas e do Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco, e também líder do Grupo de Pesquisa: Gênero, Juventude e Cartografias da Diferença (PPGDR/UTFPR), ministrou a aula de abertura do Pecsol Mulher. Na sua fala, abordou conceitos de Gênero, feminismo e cooperativismo, além de fazer uma retrospectiva e contextualização deste cenário.

 

O encontro ainda contou com recitação de poemas, apresentação de canções, homenagens e falas de importantes lideranças e parceiros, como da secretária de Mulheres da Unicafes Nacional, Sandra Nespolo Bergamin. “Este é um momento que marca uma nova fase para o modelo cooperativista e cada uma de vocês é essencial para a construção deste processo. A formação é um desafio de união e comprometimento e que acontece com a participação das mulheres”, ressalta.

 

A coordenadora do Trias na América do Sul, Gisele Obara, acredita que o programa promoverá transformação e que às mulheres terminarão o curso melhores do que entraram. “Ousem desbravar para fortalecer o cooperativismo”.

 

Texto: Daiane Benso/ Ascom Unicafes Nacional – Com informações da Secretaria de Mulheres
Fotos: Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual