Atualidade: O jovem na Agricultura Familiar do Brasil
11 de maio de 2021

Os jovens que moram na zona rural do Brasil representam uma significativa parcela da população. Seu papel é preponderante para a construção de uma sociedade mais justa, humana e ética. A juventude no campo representa a garantia da soberania alimentar e a continuidade do modelo de produção sustentável, com respeito ao meio ambiente, inovações tecnológicas, qualidade de vida e democracia. Confira a entrevista de Lucas Fernandes Barbosa, de 26 anos, um jovem que trabalha em prol da juventude. Ele é assessor de Desenvolvimento Organizacional do Trias Brasil, economista, Mestre em Sociedade, Ambiente e Território.

 

  1. Quantos jovens trabalham com a Agricultura Familiar hoje no Brasil?

De acordo com o Censo (2010), estimou-se que a população jovem, entre 15 e 29 anos, no meio rural representava cerca de 8 milhões de pessoas – uma das maiores populações jovens que vivem no campo em todo planeta. A grande parte da juventude do campo estava ocupada na agricultura familiar, com maior concentração nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. A produção agropecuária em bases familiares é um importante setor econômico para geração de renda, trabalho e ocupação, seja por meio da produção própria, quanto na prestação de serviços.

 

O êxodo rural, iniciado com maior ênfase na década de 1970, ainda é um dos desafios para o campo. Esse movimento migratório foi acentuado na última década e coloca-se como um desafio para sucessão familiar e continuidade da produção sustentável de alimentos. A falta de oportunidades e exclusão socioeconômica da juventude do campo, refletida pelo distanciamento das políticas públicas, representa um obstáculo, desdobrando em problemas sociais no contexto urbano e rural.

 

  1. Quais os principais avanços na agricultura familiar nos últimos anos que faz com que os jovens permaneçam no campo?

Os deslocamentos da juventude no campo sempre foram colocados como um desafio para as gerações passadas. Contudo, a compreensão dos movimentos dessa população, nos últimos anos, foi apresentando novas dimensões. A juventude não é uma população estática, os seus movimentos de mobilidade são naturais em seu processo de reprodução e continuidade. Dessa forma, organizações sociais, universidades e a sociedade como um todo estão compreendendo que os movimentos entre “ir” e “vir” são parte da trajetória dessa população.

 

Anteriormente ao reconhecimento institucional das organizações sociais e a ampliação das políticas públicas sociais nas últimas décadas, as migrações estavam relacionadas à fome, desemprego e a condições de vida desfavoráveis para mulheres e homens jovens. Contudo, percebe-se que os elementos relacionados ao acesso à educação de qualidade, ampliação das inovações tecnológicas, meios de transporte mais acessíveis e o reconhecimento público da agricultura familiar como setor estratégico na sociedade, criou um paradigma para a juventude do campo. As diferenças sociais entre o campo e a cidade foram reduzidas, a presença de programas sociais e a educação do campo contextualizada foram determinantes para estimular a presença do jovem no campo.

 

  1. Como que os jovens têm contribuído com a agricultura familiar?

Ao pensar na juventude do campo e seu papel na agricultura familiar é preciso reconhecer a diversidade dessa população. Na agricultura familiar, a juventude está organizada nos movimentos agroecológicos, na educação do campo, no cooperativismo, sindicatos e tantos outras formas de organização coletivas, contribuindo diretamente em seus territórios: no campo, nas águas e nas florestas.

 

Possivelmente, a maior contribuição da juventude na agricultura familiar é a promoção da sucessão no campo e garantia da soberania alimentar. A presença de jovens no campo representa a continuidade do modelo de produção sustentável, com respeito ao meio ambiente, promoção de inovações tecnológicas e melhoria na condição de vida das famílias no campo.

 

  1. Quais as políticas públicas voltadas para o jovem na agricultura familiar?

Nas últimas duas décadas, foram elaboradas um conjunto de ações e planos de apoio à juventude rural, sobretudo, no âmbito do extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Essas experiências foram reunidas no Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural (2016), dando destaque para as políticas públicas segundo os seus eixos prioritários: terra e território, trabalho e renda, educação do campo, qualidade de vida e participação, comunicação e democracia.

 

No âmbito das políticas públicas relacionadas à terra, destaca-se o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e os processos de regularização fundiária por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).  Sobre o aspecto de trabalho e renda, as modalidades do Pronaf Jovem, acesso à Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Pnae, PAA e participação em programas de Assistência Técnica e Extensão Rural são programas e políticas públicas fundamentais para garantia da produção e comercialização dos produtos da juventude rural.

 

A educação do campo também se tornou um objeto de política pública nos últimos anos. Programas como Pronatec Campo, Pronera e o fortalecimento da agenda das Escolas Famílias Agrícolas, foram fundamentais para qualificação técnica e ampliação das inovações na agricultura familiar do país. Por fim, a incidência política e participação democrática dessa população em espaços coletivos consolidou a agenda nacional de promoção das políticas públicas direcionadas à juventude rural brasileira. Tendo como exemplo a participação nos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedets), Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (Condraf) e na Reunião Especializada da Agricultura Familiar (Reaf).

 

  1. Quais os principais desafios do jovem no campo?

É possível apresentar os principais desafios em três níveis: indivíduo, família e sociedade. No âmbito individual, a juventude é uma fase extremamente complexa para qualquer pessoa, para o jovem do campo isso é potencializado pela falta de oportunidade no mercado de trabalho e a necessidade de qualificação, traduzido pelo ingresso no ensino superior – realizado, na maioria dos casos, na cidade, tornando uma fase de muita incerteza e inconstância para a juventude.

 

No âmbito da família, o processo de sucessão familiar e das relações de parentesco ainda não são bem definidas nessa altura da vida. Dessa forma, conflitos entre parentes, irmãos e pais, são comuns. Para a juventude do campo, promover a sucessão do negócio da família requer habilidades sociais e qualificação técnica, provando para a própria família e sua comunidade sobre suas capacidades de continuidade da produção familiar.

 

Por último, a sociedade pressiona ao jovem do campo a necessidade de estilos de vida ou formas de se organizar desassociada ao contexto do campo. Os estereótipos de casos de sucesso vinculado à sociedade urbana e o atraso do campo são limitantes para o empoderamento e participação dessa população nos espaços democráticos e decisórios no nível da sua comunidade, município, cooperativa, entre outros.

 

  1. Como a Unicafes e o Trias contribuem para o fomento do trabalho do jovem na agricultura familiar?

A Unicafes, juntamente com seus parceiros, busca promover o autoconhecimento da juventude do campo baseado em capacitações técnicas e formações sociopolíticas associadas ao tema do cooperativismo solidário e formas coletivas de organização social. Além disso, projetos produtivos que visam à inclusão produtiva e social desses grupos nas cooperativas, por meio de assistência técnica contextualizada, são alternativas para oportunizar jovens homens e mulheres a continuarem reproduzindo um modelo de produção e sociedade viável, baseado nas relações de solidariedade. A nossa expectativa é que o Pecsol Jovem possa ser uma ferramenta de transformação social no âmbito do cooperativismo solidário. Promover a participação juvenil através da formação técnica e política deve criar um ambiente mais inclusivo e diverso nas cooperativas vinculadas à Unicafes e sua rede de parceria.  

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual