O ano começou com estradas recuperadas nos assentamentos São João e Treze de Outubro, localizados em Matos Costa, no Planalto Norte catarinense.

A ação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em convênio com a prefeitura de Matos Costa teve início em agosto de 2014 por meio de contratação de empresa via licitação e agora, com o término das intervenções, viabiliza o deslocamento e escoamento da produção de cerca de 70 famílias assentadas. Foram executados reparos em 11,2 quilômetros pelo valor de R$ 335,3 mil.

Também no Planalto Norte, os assentamentos Jangada e Putinga, localizados em Calmon, estão recebendo melhorias em suas vias de acesso.

As obras tiveram início em janeiro de 2015 e, no total, vão revitalizar 60 quilômetros de estradas, por meio da parceria do Incra (SC) com a prefeitura de Calmon.

Outro convênio, desta vez entre o Incra (SC) e a prefeitura de Rio Negrinho, também já foi assinado e prevê a construção de uma ponte em concreto armado, com de 18 metros de comprimento, ligando os assentamentos Norilda da Cruz e Butiá.

Novos convênios

Ainda nesse ano, novos convênios poderão ser firmados para a realização de obras de infraestrutura nos assentamentos de Santa Catarina, para efetivação dos projetos selecionados no Chamamento Público de Infraestrutura - Incra DD Nº02-/2014.

As prefeituras interessadas deverão apresentar propostas a partir da próxima semana e o prazo encerra-se em 12 de abril.

Fonte: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária