Aparecido Alves de Souza é o novo presidente da Unicafes Nacional
06 de fevereiro de 2023

Com um histórico de trabalho de mais de 20 anos no cooperativismo, o mineiro Aparecido Alves de Souza assumiu à presidência da Unicafes Nacional em janeiro deste ano. Presidente da Unicafes Minas Gerais por dois mandatos, Cido, como é conhecido, era secretário da Unicafes Nacional, e se tornou presidente para substituir Vanderley Ziger, que foi nomeado como secretário de Agricultura Familiar no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDAF).

 

Cido é agricultor agroecológico e trabalha desde a infância com agricultura. Também esteve à frente da Cooperativa Agroextrativista Grande Sertão por dois mandatos. “Acredito muito neste instrumento de transformação social e dinamização da economia, da agroecologia e do extrativismo sustentável, bem como da produção de alimentos saudáveis e da conservação dos nossos biomas”, afirma.

 

Para o novo presidente, a Unicafes tem um papel muito importante na representação e articulação política e fortalecimento do sistema cooperativista. Ele observa que o processo de organização, a formação de liderança, a inclusão socioprodutiva, de gênero e geração, o fortalecimento de cadeias produtivas, agregação de valor e acesso a mercado são pilares que continuarão sendo trabalhados para fomentar o cooperativismo da Unicafes.

 

“A Unicafes vive um momento muito desafiador, mas por outro lado temos um capital social e liderança muito forte, politicamente temos articulação e um reconhecimento pelo seu papel muito importante. A participação social como instrumento de construção e fortalecimento do cooperativismo a valorização das pessoas envolvidas”, enfatizou.

 

Cido permanece como presidente da Unicafes até 2024, quando ocorre novo processo de eleição. Nos próximos dias acontecerá assembleia para escolher o novo secretário, que o substituirá.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: Arquivo pessoal

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual