Foto: William Clementino

Dirigentes sindicais e lideranças da América Latina estão reunidos de hoje até próximo dia 26 de março (quarta), em Montevidéu, Uruguai, no Diálogo Regional de planejamento e mobilização pelo Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena e para a Assembleia da Coprofam (Coordenação das Organizações dos Produtores Familiares do Mercosul).

O Diálogo, que acontece hoje e amanhã, é uma atividade do AIAF/CI-2014. "Na ocasião, além das organizações filiadas, a Coprofam estará dialogando com diversas organizações parceiras de nove países latinos", explicou Alessandra Lunas, secretária geral da Coprofam e secretária de Mulheres da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura). "Vamos fazer uma escuta dos países sobre os principais desafios que estão sendo enfrentados agora, como o AIAF/CI está caminhando, o que está sendo proposto aos governos, quais as ações em desenvolvimento, dentre outros debates”.

Segundo a dirigente, também será apresentado um balanço sobre os principais desafios para a América Latina no sentido de fortalecer a agricultura familiar como a principal estratégia para a garantia da soberania e segurança alimentar mundial. "Esses dois primeiros dias são um momento de articulação e de definição de pauta, não só da Coprofam mas conjunta das organizações presentes, no sentido de pautar os espaços e de fortalecer as nossas organizações da sociedade civil frente ao AIAF/CI", destaca Alessandra.

O terceiro dia (26) será somente com os quatro delegados e delegadas por país para a Assembleia da Coprofam. A programação desta reunião contará com prestação de contas da atual gestão e com a eleição da nova diretoria.

A delegação brasileira é composta por 23 pessoas, sendo 21 do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. São cinco diretores da Contag (Alessandra Lunas, Willian Clementino, Antoninho Rovaris, José Wilson Gonçalves e Mazé Morais), representações das cinco coordenações regionais da Confederação e mais um representante por região, sendo respeitada a representação de mulheres e jovens.

[+] Fonte: Imprensa Contag - Verônica Tozzi  |  Foto: Willian Clementino