Alagoas recebe a primeira etapa da Sinergia 2018
02 de julho de 2018

O estado de Alagoas foi o escolhido para receber a primeira etapa do Sinergia 2018. Desta vez participaram 11 jovens que vivem na área urbana e rural e enfrentam diferentes realidades em seus estados (Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Alagoas, Rondônia e Goiás). O intercâmbio visa promover uma troca de experiências e também unir e inspirar a juventude para ir à luta de seus direitos. O evento aconteceu de 22 a 24 de junho no interior do município de Matriz de Camaragibe.

Os jovens tiveram três dias intensos. Visitaram a feira local, participaram de programa de rádio, conheceram o modo de cultivo de abacaxi, banana e mandioca - que estão entre os principais potenciais produtivos da região. Tiveram reunião com diretores da Unicafes Alagoas e deputada estadual Jo Pereira e ainda roda de conversa com jovens assentados. Também tiveram um momento de reflexão para reformulação do Segundo Manifesto do Sinergia. Participaram da tradicional Festa de São João e finalizaram o intercâmbio conhecendo a Orla da praia de Paripueira.

Rio de Janeiro
Após essa experiência, será a vez de vivenciar outras realidades. De 21, 22, a 23 de julho o intercambio será no Rio de Janeiro. Na oportunidade, os jovens irão conhecer os contrastes da vida na área urbana em um grande centro. De acordo com a Natanne Azevedo, membro da YOUCA/KIYO, além dos debates, os jovens irão participar de algumas visitas que mostram as diferenças sociais. Um dos passeios confirmados está a caminhada da Candelária – praça que ficou conhecida pelo episódio da chacina de meninos de rua que foram assassinados enquanto dormiam, na noite do dia 23 de julho de 1993. Neste dia, haverá um ato para lembrar os 25 anos do crime.

Ao fim dos intercâmbios, os jovens irão produzir um filme para mostrar os contrastes das visitas e levar a realidade ao público maior. O tema será “Pertencimento e Identidade”. A Sinergia também irá documentar o segundo manifesto da Juventude em defesa e manutenção dos direitos dos jovens.

Para ampliar a comunicação entre os jovens, também está previsto o desenvolvimento de uma rede social para divulgação das ações. Os jovens terão acesso a histórias reais e inspiradoras para dar continuidade a sua militância e projeto de vida.

Neste ano, as organizações que estão apoiando esta iniciativa são a UNICAFES NACIONAL, e as ONGS belgas TRIAS BRASIL e YOUCA/KIYO.

Histórico
O Sinergia é um movimento composto pelas diferentes organizações que representam a defesa do direito dos jovens e das crianças. O movimento estruturou-se a partir de uma rede apoiada pela cooperação belga no Brasil para criação de alternativas e oportunidades aos jovens e crianças, que em sua maioria, são excluídos das políticas públicas. Atualmente, apoiam a iniciativa a UNICAFES, o TRIAS BRASIL, e a YOUCA/KIYO.

A primeira edição da Sinergia aconteceu no ano de 2014, em Brasília, Distrito Federal com apoio das organizações de cooperação belga no Brasil. A ideia era incentivar a juventude brasileira a buscar seu espaço através de eventos e momentos de formação. Em 2015, ocorreu em Francisco Beltrão, no Paraná. Em 2016, aconteceu a terceira Sinergia, com maior expressão. O evento foi realizado no Rio de Janeiro e reuniu cerca de 70 jovens líderes de organizações internacionais do Brasil, Peru, Equador, El Salvador e Bélgica.

Veja os principais momentos aqui: encurtador.net/iuyKV

Fonte: Unicafes Nacional
 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual