Agricultura familiar é fomentada durante Feira Nordestina, a Fenafes
20 de novembro de 2023

Representantes da Unicafes Nacional participaram entre os dias 16 a 19 de novembro, no Espaço Cultural, em João Pessoa, Paraíba, da II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária, a Fenafes. Voltado ao fomento e à valorização da agricultura familiar nordestina, o evento foi uma realização do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS) e do Consórcio Nordeste, através da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF).

 

A diretora financeira da Unicafes, Fátima Torres, participou da mesa de abertura da Fenafes junto a demais representantes do Governo Federal e Estadual. A Instituição também esteve presente em diversas atividades sobre as temáticas: Transição agroecológica e acesso a mercados; Crédito Rural; Estratégias de desenvolvimento da Economia Popular e Economia Solidária; Selo Biocombustível Social e Experiencia do Cogefur – Conselho Gestor do Fundo Rotativo.

 

Além disso, marcou presença no espaço da Contag com a Fiocuz; participou de reunião com a equipe do Ceará no seu próprio estande e ainda dialogou sobre o Biodiesel com a equipe da Bahia e de Alagoas e com representantes do Consórcio Nordeste.

 

Fenefes
A Feira reuniu cerca de 300 cooperativas e associações, envolvendo mais de 500 expositores dos nove estados nordestinos e com um público visitante total de mais de 12.000 pessoas durante os quatro dias do evento. A Fenafes buscou fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas articuladas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste – PAS/NE, criar um espaço de intercâmbio das experiências sobre políticas públicas de apoio à agricultura familiar, já em curso na região, envolvendo governos e movimentos sociais e fortalecer o cooperativismo solidário e o processo de comercialização, através de rodada de negócios, para o mercado institucional e privado. 

 

Foram realizados eventos de formação, palestras, oficinas e cursos sobre as temáticas centrais: acesso à terra; sistemas agroalimentares e produção de alimentos saudáveis; Agroecologia; Assistência Técnica e Extensão Rural e acesso ao crédito; mudanças climáticas; acesso aos mercados, cooperativismo solidário e  protagonismo feminino.  

 

A Feira também foi um espaço estratégico para reafirmação da identidade cultural, saberes e sabores que marcam e caracterizam o povo nordestino e contou com a ala de alimentação “Sabores da Terra”.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional/Com informações do Governo da Paraíba
Fotos: Governo da Paraíba/Divulgação/Arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual