Agricultores familiares do Mato Grosso recebem oficina do Programa de Educação do Cooperativismo Solidário
05 de fevereiro de 2021

A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes – MT), realizou nos dias 03 e 04 de fevereiro, no município de Querência-MT, à 966 km de Cuiabá, a primeira das três oficinas sobre Associativismo e Cooperativismo, metodologia do Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (Pecsol), iniciativa da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), em parceria com o Instituto de Pesquisa Amazônia (Ipam).

 

O programa, que tem foco a inclusão, empoderamento e gestão das cooperativas, foi ministrado para agricultores familiares, representantes de Associações e Cooperativas, técnicos da Secretaria de Agricultura, agentes da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e também para os alunos da Escola Municipal Agrícola de Querência (Emaque).

 

A oficina foi realizada por Nilfo Wandscheer, presidente da Unicafes-MT e Fabiana Barros, assessora da Unicafes- MT; com a participação on-line dos palestrantes: Laudemir Zart (professor da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat; Leomar Rippel (professor do Centro Sulamericano de Ensino Superior – Cesul) e o Dr. Alcidir Mazutti Zango, assessor institucional da Unicafes Nacional.

 

Wandscheer avalia positivamente a capacitação, ressaltando que superou as expectativas dos participantes. “Para nós foi muito gratificante desenvolver as atividades, abordar a temática do cooperativismo de uma maneira dinâmica, fácil e que integrou as pessoas. É mais um passo para a construção do fortalecimento da agricultura familiar”, observa.  

 

Saiba mais

O Pecsol é um programa que se fundamenta nas diretrizes e princípios organizacionais do Sistema Unicafes. Suas premissas estão presentes nos Documentos Institucionais aprovados nos Congressos e Assembleias, oportunizando que as Cooperativas participem de forma autônoma desta construção, atendendo as demandas e desafios das iniciativas locais, considerando que a Educação Cooperativista é fundamental para garantir o empoderamento dos associados para gestão e governança.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Unicafes Mato Grosso
 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual