Pequenos produtores que optaram por trabalhar com agricultura sustentável, nos municípios goianos de Guapó e Hetoraí, receberam nesta semana kits do programa Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, o PAIS.

A implantação do PAIS faz parte de uma parceria realizada entre a Unicafes, a Fundação de Desenvolvimento, Assistência Técnica e Extensão Rural de Goiás (Fundater), a Fundação Banco do Brasil (FBB), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Com investimento social total de R$ 1,9 milhão, a parceria pactuou a implantação de PAIS em três estados: no Rio de Janeiro, nos municípios de São José de Ubá e Campos dos Goytacazes; no Paraná, em Itaperuçu e Cerro Azul; e nas duas cidades de Goiás. No total, o projeto vai atender 105 famílias.

A metodologia vai promover a segurança alimentar e a geração de renda para os pequenos agricultores familiares da região. Os kits são compostos por caixa d’água, sistema de irrigação, tela, estacas e esterco.

A tecnologia social PAIS faz uma integração entre a produção animal e a vegetal, de forma sustentável, com economia de recursos financeiros e naturais. A metodologia se caracteriza por uma horta circular com um galinheiro ao centro e irrigação por gotejamento. O galinheiro gera alimento (carne e ovos) para a família e adubo orgânico para a horta, que é complementado com restos de comida e de plantas.

O gotejamento permite a irrigação diretamente na raiz das frutas e hortaliças, e assim garante o crescimento das plantas e poupa água. A produção dispensa o emprego de ações danosas ao meio ambiente, como agrotóxicos, queimadas e desmatamentos. Além de ser um sistema integrado de produção, o Pais é uma alternativa de trabalho, renda e melhoria da qualidade de vida para os agricultores familiares.

Em Guapó (GO), 18 famílias da comunidade de Canudos no distrito de Posselândia, vão ser beneficiadas com a tecnologia social. Já em Heitoraí (GO), são 17 famílias. Como é o caso do agricultor familiar, Domingos Henrique Filho, de 19 anos, que acredita na melhoria na qualidade de vida de sua família. Ele está estudando geografia na cidade de Itapuranga e acredita que, com a tecnologia, irá conseguir conciliar melhor o tempo de estudo com o trabalho na horta.

Pelo projeto, os agricultores contemplados vão ser capacitados para aprender a implantar e a estruturar os canteiros, além de receber técnicas de plantio e manejo da produção agroecológica, noções sobre cooperativismo e associativismo, para atuar em conjunto com outros produtores, e formas de comercialização.

[+] FONTE: Fundação Banco do Brasil