Foto: Presidente da UnicafesPR, Nilceu Kempf

A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Paraná (UnicafesPR) lançou a pauta Paraná Cooperativo no Ano Internacional da Agricultura Familiar. A ideia é aproveitar o calendário internacional definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e reivindicar melhorias em todo o País. A atividade aconteceu na última terça (dia 22/4), durante o Café Colonial com autoridades estaduais, realizado na sede da UnicafesPR.

Entre as prioridades para o Paraná estão a regulamentação da Lei do Cooperativismo estadual, com o desenvolvimento do fundo paranaense e constituição de um conselho; implementação de um departamento ou de uma secretaria específica para a Agricultura Familiar e o Cooperativismo; estabelecimento de uma política de educação cooperativista; aperfeiçoamento do fundo de Aval Solidário, com abertura de crédito para capital de giro, agroindustrialização, produção, comercialização e acompanhamento técnico.

Também foram citadas como fundamentais no Paraná o aporte de recursos para apoiar as cadeias produtivas e os sistemas cooperativos regionais; o desenvolvimento de uma Lei Estadual e de um Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural; e o incentivo a programa de agroindustrialização na Agricultura Familiar.

[+]
Fonte: Jornal O Farol
Foto: Presidente da UnicafesPR, Nilceu Kempf (divulgação)