Foto: UnicafesRO

Rondônia entra em um novo momento do cooperativismo, com a criação da UnicafesRO - União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Rondônia. A mais nova estadual da Unicafes foi aprovada por unanimidade, durante a realização da terceira etapa do Programa Nacional de Educação em Cooperativismo Solidário, promovida em parceria pela Cresol Rondônia, Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) e Unicafes Nacional.

Da atividade, realizada no último dia 22/3 (terça), participaram representantes de cooperativas de produção e de crédito da agricultura familiar. Na ocasião, foram eleitos os conselhos de Administração e Fiscal. A agricultora Vitalina Orneles, que já presidiu o STTR de Ji-Paraná/RO e a Cooperativa de Crédito Cresol Ji-Paraná, foi eleita presidenta da UnicafesRO.

O presidente da Unicafes Nacional, Luiz Ademir Possamai, participou de toda a atividade e afirmou não ter dúvidas de que, pelo porte do cooperativismo de Rondônia, "teremos condições, desde o início, de fazer uma boa gestão e ter uma atuação que leve as cooperativas a melhorar cada vez mais". Com a nova estadual, "teremos condições, principalmente, de acessar políticas públicas em benefício dos nossos cooperados”, acrescentou.

Com a UnicafesRO somamos, agora, dezoito estaduais de articulação e atendimento à Agricultura Familiar e Economia Solidária. Vitalina Orneles afirmou estar disposta a assumir o desafio com o objetivo de gerar fortalecimento às cooperativas de produção.

No quadro de formação da Unicafes estão cooperativas divididas em cinco ramos: crédito, produção, trabalho, comercialização e infraestrutura da agricultura familiar e economia solidária.

[+] Fonte: Fetagro (http://fetagro.org.br/)