Agricultoras em Ação: Mulheres e Cooperativismo realiza encontro em Três de Maio
17 de março de 2023

Um dia para ficar marcado na memória e no coração das mulheres participantes do projeto ‘Agricultoras em Ação: Mulheres e Cooperativismo’. Assim pode ser definido o sétimo encontro do projeto, realizado na segunda-feira, 13 de março, na Setrem, em Três de Maio.

 

Financiado pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Rio Grande do Sul (Unicafes-RS) e executado pela Associação Regional de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa (Arede), com assessoria da Setrem, o projeto ‘Agricultoras em Ação: Mulheres e Cooperativismo’ teve iniciou em setembro do ano passado com dois grupos, com a participação de 25 mulheres em cada um.

 

De acordo com o presidente Gervásio Plucinski, a Unicafes-RS está empenhada em incluir as mulheres no quadro associativo das cooperativas, desenvolvendo novas lideranças, proporcionando autonomia e independência financeira e abordando temas importantes, como saúde física, psíquica e emocional, dentre outros.

 

Conforme o gerente da Arede, Ademir Amaral, participou, nesta etapa realizada na Setrem, um grupo formado por agricultoras de Porto Lucena, Campina das Missões, Cândido Godói e Santa Rosa. “No total, o projeto conta com dez encontros, e deve ser finalizado no mês de maio. Nossas expectativas foram superadas, pois a procura foi grande e o engajamento das participantes nas dinâmicas está sendo ótimo. Inclusive já temos lista de espera para as próximas turmas do projeto” comemorou Amaral.

 

A coordenadora do projeto, Simone Spindler, da Arede, destacou que o projeto visa melhorar a qualidade de vida das agricultoras, empoderá-las e capacitá-las, a fim de desenvolver novas lideranças. “Juntamente com as entidades que compõe a Arede, mobilizamos as mulheres para integrarem o projeto. E o retorno está sendo ótimo. É uma troca de experiências e de conhecimentos entre os grupos com os conteúdos abordados.”

 

Neste sétimo encontro, as participantes tiveram um dia de beleza, com manicure, maquiagem e cabelo, para a produção de um book fotográfico, intitulado ‘A beleza da mulher agricultora’. “Nosso objetivo nesta etapa foi contribuir com dicas de cuidados pessoais e estéticos, a fim de melhorar a percepção das agricultoras com o corpo e autoestima, valorizando sua identidade”, explicou Simone. O evento contou com a parceria da equipe do Régis Klein Cabeleireiros, que embelezou as participantes, e da loja Monjuá, que emprestou os looks para as fotos.

 

Segundo a coordenadora, em cada etapa do projeto é desenvolvido um tema. “Já tivemos rodas de conversa sobre os temas ‘Eu mulher’ e ‘Mulher agricultora e cooperativada’, o cuidado com a saúde psíquica e emocional, participação e controle social, produção de alimentos, fotografia e book fotográfico, e ainda vamos abordar sobre ergonomia do trabalho rural e liderança feminina, produção de alimentos saudáveis e conhecendo minha cooperativa.”

 

A Setrem, que neste projeto atua como assessora, participa com professores e estudantes dos cursos de Agronomia, Enfermagem e Psicologia e Técnico em Comunicação Visual. Para a professora do curso de Psicologia, Luthiane Pisoni Godoy, que também é coordenadora do Núcleo de Projetos Psicossociais à Comunidade, a principal finalidade deste projeto é possibilitar que as participantes se sintam mais fortalecidas, atentem para o autocuidado e para suas necessidades.

 

“A partir de uma demanda do curso de Psicologia, a Setrem iniciou o projeto em 2017, pois ainda não existiam práticas sobre mulheres no meio rural. Nesta edição estamos trabalhando assuntos como empoderamento feminino, autoestima e independência financeira, a fim de fortalecer as mulheres participantes. Este é um projeto muito importante para a Setrem.”

 

O próximo encontro do projeto será no dia 12 de abril, também na Setrem, quando os dois grupos farão uma visita técnica na instituição.

 

Oportunidade que proporciona conhecimento, integração e novas vivências
A agricultora Maria Leonice da Silva, moradora de Linha Uruguai Norte, interior de Porto Lucena, é uma das participantes do projeto. Ela contou que recebeu o convite para participar e convidou também suas amigas. “Nós estamos adorando! O aprendizado é muito grande. Gostei muito dos encontros em que fizemos troca de sementes e que tivemos formação sobre novas lideranças. Eu indico a participação porque este projeto é muito bom!”

 

A agricultora e professora aposentada Diva Bernardi Zamboni, também de Linha Uruguai Norte, foi convidada pela Maria Leonice a integrar o grupo. “Sempre temos afazeres, mas resolvi participar, e está valendo muito a pena. O projeto é muito bom porque sempre aprendemos algo novo, além de fazermos amizades e termos encontros que promovem convívio com as demais mulheres participantes. É importante termos este tempo pra gente! Eu gostei de todos os encontros até agora, porque em todos tive novos aprendizados. E o encontro de hoje foi um dos mais importantes, porque proporcionou uma valorização às mulheres com este dia de beleza. Está sendo maravilhoso”, definiu.

 

A agricultora Marta Volkmer, residente em Linha 12, interior de Campina das Missões, foi convidada pela Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Filhos da Terra, por ser mãe de aluno, a integrar o projeto. Ela, que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campina das Missões, disse que aceitou o desafio e está gostando muito dos encontros. “Meu aprendizado está sendo grande, pois o projeto dá oportunidades para tirarmos um tempo para nós mesmas, fazermos uma autoavaliação e percebemos o quanto somos capazes. Como é bom sentar e poder olhar para si. Agradeço a oportunidade de estar aqui e parabenizo os organizadores.”

 

Texto e fotos: Jaqueline Peripolli / Jornalista Unicafes-RS

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual