Agricultores familiares de Mato Grosso receberão serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), com foco na sustentabilidade da produção. O curso de formação de 21 agentes de Ater da Chamada Pública de Agroecologia beneficiará mil famílias e será ministrado por agentes especializados. As aulas seguem até sexta (17), no município de Pontes e Lacerda, em Mato Grosso.
Os serviços de Ater para as famílias agricultoras buscam ampliar o desenvolvimento da agroecologia existente e seus processos de organização e transição. O objetivo é a promoção do desenvolvimento local de forma sustentável.
Técnicos das empresas de Ater CTA e FASE participam da formação. A ação faz parte do Programa Nacional de Formação de Agentes de Ater e do Programa Nacional de Inovação e Sustentabilidade na Agricultura Familiar. Está dentro das diretrizes da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo) e entre as iniciativas do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).
Municípios
Os municípios beneficiados são: Cáceres, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Várzea Grande, Feliz Natal, Marcelândia, Lucas do Rio Verde, Nova Santa Helena, Nova Canaã do Norte, Nova Ubiratã, Peixoto de Azevedo, Sinop, Terra Nova do Norte e Nova Monte Verde.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário