Acreditar nas pessoas é a chave do sucesso de cooperativa que já foi liderada pelo secretário nacional de Juventude da Unicafes
20 de setembro de 2021

Na incerteza de qual caminho seguir, a decisão mais arriscada foi a mais gratificante para Bruno Engel Justin, 25 anos. Agricultor familiar, administrador e ex-presidente da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (Coomafitt), no Rio Grande do Sul, o jovem acredita na força do cooperativismo e tem trabalhado intensamente na inserção da juventude neste modelo organizativo. Atualmente, ele também é secretário nacional de Juventude da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

 

Incentivado pelos pais, também agricultores familiares e produtores de batata-doce, aipim, cenoura, hortaliças, entre outros alimentos, Justin escolheu cursar o Ensino Superior próximo de casa para conseguir conciliar o trabalho na Coomafitt, atividade que realiza desde os 17 anos. De lá para cá, muitos desafios e conquistas, mas principalmente a certeza de que o jovem tem muito a contribuir com a agricultura familiar.

 

Como uma “espécie de faz tudo”, Justin começou na cooperativa recolhendo alimentos nas propriedades, passou a realizar emissão de notas e pagamentos, coordenou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), integrou a diretoria, até em 2019 ser eleito presidente da instituição. Sua determinação e vontade em entender o setor foram fundamentais para a busca de novas políticas públicas, entrada em processos de comercialização, acesso ao crédito, articulação, representação e mobilização.

 

“Foi preciso construir o entendimento, perceber a cadeia como um todo, o papel social de um agricultor e de uma organização. Tenho aprendido sobre a importância da participação coletiva, de ouvir, debater, de operar um sistema que não é meu, mas que é de muitas pessoas. É ter responsabilidade e acima de tudo acreditar, acreditar nas pessoas e no que se faz”, enfatiza.

 

Para Justin, o histórico choque de gerações, enraizado na cultura, foi uma das principais dificuldades durante o processo, porém, a confiança e o diálogo transformaram a relação em oportunidade e crescimento, e hoje, a diretoria-executiva da Coomafitt é formada, na sua maioria, por jovens. “A cooperação abre portas. Mesmo com a ansiedade em querer fazer e acertar, compreendi que a expertise de cada um é essencial, todos têm algo a somar, e é por esse sonho que quero sempre continuar. E como se diz por aí.... Se plantar vai vender? Não sei! Mas, com certeza, se não plantar é que não vai, por isso a importância de acreditar no processo”, finaliza.

 

Para saber mais sobre a história de Bruno Engel Justin, escute o podcast:

https://open.spotify.com/episode/6tnZ16MNbyelc6P28h5y4l?si=6zFVnZecRqO2mjYIuilsnw&dl_branch=1

 

Texto: Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: Arquivo pessoal

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual