Ações da Secretaria de Mulheres resultam em criação de novo Coletivo
21 de setembro de 2023

Representantes da Secretaria de Mulheres da Unicafes participaram de intensa agenda de atividades entre os dias 11 e 15 de setembro em regiões distintas do Brasil.

 

Alagoas
A educadora Ana Trajano, de Pernambuco, participou da Oficina de Construção do Sistema Nacional de Finanças Solidárias em Maceió, que contou com o secretário da Senaes, Gilberto Carvalho.

 

Foram apresentados os modelos de estruturas tradicionais de crédito e como podem se somar às experiências do sistema solidário, como o Banco Comunitário É Da Gente, no qual a população pode acessar crédito com juros justos e o comércio recebe uma injeção financeira que antes não acontecia. O Banco investe em experiências de juventude, retirando os jovens de uma situação de miserabilidade e dando formação e um emprego, qualidade de vida e perspectivas futuras.


A oficina também propiciou conhecerem experiências de outros bancos comunitários do Estado do Sergipe e do Rio de Janeiro, além da experiência da ABCRED e do COGEFUR, que são sistemas que reúnem experiências de Finanças solidárias no Brasil. Visitaram o Banco de Desenvolvimento Comunitário É Da Gente, a Cooperativa Coopaíba e a EDG Alecoons - associação de jovens recicladores que fazem um trabalho de coleta do óleo descartado pela comunidade e transformam em material de limpeza para entregar à população.

 

Por fim, foram criados os seguintes Grupos de Trabalho:

  • Marcos Legais e Regulamentação;
  • Educação e Formação;
  • Fomento e Financiamento;
  • Arranjo Institucional e Parceria.
     

Brasília
A educadora do Paraná, Angélica Servegnini, representou a Secretaria de Mulheres em atividades em Brasília. Participou do curso final de “Bioeconomia, SUS, Plantas Medicinais e Agricultura Familiar Agroecológica: conjuntura, desafios e perspectivas”, promovido pela Fiocruz Brasília, por meio do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS) e a Contag, momento que apresentou experiência de cooperativa do Sudoeste do Paraná.

 

Além disso, esteve junto ao lançamento e de discussões sobre o Edital de Quintais Produtivos, que tem como propósito fortalecer a produção familiar por meio do acesso das mulheres à insumos, equipamentos e utensílios para estruturação e manejo de quintais e apoiar a troca de saberes, o trabalho coletivo e a cooperação entre as mulheres. 

 

Angélica também participou da Marcha das Mulheres Indígenas e da avaliação da Marcha das Margaridas

 

Pará
A secretária de Mulheres, Sandra Nespolo Bergamin, conheceu a realidade de mulheres das cooperativas Acosper e Coofam, e dialogou com o Fórum de Economia Solidária do Baixo Amazonas, região Noroeste do Pará, entrecortada pelos rios Amazonas e Tapajós e pelas rodovias BR-163 e PA-254 e PA-419. Conforme Sandra, as mulheres da Acosper são agricultoras familiares, ribeirinhas, que vivem do extrativismo, com estrutura e projetos que possibilitam uma participação mais ativa.

 

“Realizamos o trabalho das Soluções de Mulheres nas duas cooperativas, na qual definiram pela criação da Secretaria de Mulheres e constituíram o Coletivo de Mulheres. Na Coafam o próximo edital da alimentação escolar será incluído as mulheres e será criado o núcleo da Unicafes no Baixo Amazonas”, contou.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes – Com informações da Secretaria de Mulheres
Fotos: Divulgação

 

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual