Acampamento da Juventude Cooperativista destaca protagonismo dos jovens no cooperativismo
25 de outubro de 2018

Cerca de 150 jovens rurais, de diferentes partes do Paraná e também representações do Rio Grande do Sul participaram em Medianeira, na região Oeste do Paraná, do 1º Acampamento da Juventude Cooperativista. A iniciativa foi da Cresol em parceria com a Unicafes Paraná e o Instituto de Formação Infocos. A proposta do evento foi integrar os jovens que participam das ações de formação do Programa de Juventude Cooperativista. Para isso, uma gincana foi realizada nos dias 17 e 18 de outubro, a maratona de provas aconteceu no Sítio do Beto, na Linha São Miguel Arcanjo, na área rural de Medianeira. Foram formadas 10 equipes com até 10 integrantes. Na gincana, cada equipe teve que mergulhar fundo para cumprir as provas. Nem mesmo a chuva fez com que os jovens parassem ou diminuissem o ritmo - cumpriram as provas com muita energia e determinação. 

"A gincana mexeu bastante com a gente. Foi onde a gente teve que por em prática toda a nossa força de vontade, a nossa união de fato", relatou Sinara Costa do municipio de Itaipulândia.

Ao final do dia, após cumprirem a missão a competição entre as equipes se tornou uma grande confraternização. O representante da Secretaria da Juventude da Unicafes Paraná, Luiz Fernando da Costa avaliou o evento de maneira positiva. "Neste ano tivemos esta proposta, fazer uma dinâmica diferenciada de trabalho que teve objetivo de fazer a interação entre as turmas, troca de conhecimento e fechamento das atividades do ano o que foi muito positivo."

Elisangela Rovani Moutim, de Rio Azul irá levar as vivências no acampamento para a vida. "Foi muito desafiador, teve muita superação, tivemos um convivio muito legal com pessoas que nunca vimos, podemos fazer novas amizades e levar conhecimento para a vida pessoal e profissional. Houve competição, mas houve um respeito mutúo, todo mundo ajudou todo mundo."

O Acampamento da Juventude Cooperativista fez com que os jovens colocassem em prática os valores do Cooperativismo Solidário, um deles trabalho em equipe que é fundamental para alcançar os objetivos. Na prática, as equipes lutaram para atingir a maior pontuação, porque só assim conseguiram abrir o baú do tessouro. No entanto, ao final da gincana os jovens compreenderam que a união de todas as equipes era a chave para desvendar o segredo do baú.

"As vezes as dificuldades que nós vamos encontrar na vida são muito maiores das dificuldades que encontramos nas provas do acampamento. Mas se eu desistir daquela dificuldade, pelo o que eu irei lutar quando ela for maior", questinou Sinara.

O evento também marcou fechamento das atividades do programa do ano de 2018, destacando o protagonismo dos jovens no cooperativismo. 

5º Encontro Estadual da Juventude

No final do acampamento, os jovens cooperativistas também participaram do 5º Encontro Estadual da Juventude realizado no dia 19 de outubro juntamente com o 9º Encontro Interestadual da Mulher Rural e o 1º Encontro Internacional de Gênero e Geração, no Centro de Eventos da Lar em Medianeira. Os jovens apresentaram um documento que destaca os anseios da juventude e seus compromissos". Veja aqui o documento na integra: Carta de Medianeira

Fonte: Unicafes Paraná
 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual