Mesa de Abertura do IV Congresso UnicafesDelegados e delegadas de cooperativas de Agricultura Familiar e de Economia Solidária, representantes de 20 estados da federação, deram início ao IV Congresso UNICAFES e ao VIII Encontro Nacional do Cooperativismo Solidário ontem (quarta, dia 21/5), na sede da CONTAG, no Núcleo Bandeirantes/DF.

Na presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, de secretários de estado e de representantes de instituições parceiras convidadas, o presidente da Unicafes Luiz Possamai deu as boas vindas aos participantes e repactuou os acordos em torno das temáticas de produção agrícola familiar, do crédito para esta produção e dos investimentos para agregação de valor aos produtos.

Possamai reconheceu o valor dos programas e das políticas públicas que beneficiam os trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar, mas ressaltou a importância da união em torno da aprovação da Lei Geral do Cooperativismo, que deve voltar à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) em breve, com a reapresentação do substitutivo do senador Waldemir Moka (PMDB-MS).

O ministro Miguel Rossetto participou da mesa de abertura e reafirmou o "compromisso do MDA com a Unicafes e com a luta das cooperativas dos trabalhadores do campo. Gostaria de reiterar meu respeito, institucional e político, pela seriedade do trabalho da Unicafes", acrescentou. 

Rossetto participou da fundação da Unicafes, em 2005, e falou sobre a alegria de ser parte do que considera um "marco importante da ousadia, com a qual construímos o nosso futuro". Por conta de outras agendas, o ministro encerrou sua participação no IV Congresso com um ditado, que considerou imperativo para o momento: "podemos marchar separados, mas precisamos golpear juntos, cada um com a sua responsabilidade institucional".

OPORTUNIDADES

A participação dos representantes do poder público e dos parceiros BNDES e Fundação Banco do Brasil (FBB) veio acompanhada de boas notícias para a Agricultura Familiar e para o Cooperativismo Solidário. O MDA adiantou o esforço do governo federal para a aprovação da Medida Provisória 636/13, que permite o perdão das dívidas de agricultores familiares contraídas por meio de cédulas de produtor rural (CPR) vinculadas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A MP foi aprovada pelo Plenário da Câmara dos Deputados já no início da madrugada de hoje (22).

O perdão abrange dívidas originais de R$ 2,5 mil por operação. De acordo com o governo, o perdão favorecerá 44,5 mil operações, com impacto de R$ 91,4 milhões. Para quitação, haverá desconto de 85% se for à vista ou, no caso de parcelamento em até cinco vezes, de 75% para operações contratadas no âmbito da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e de 65% nas demais regiões.

Outra boa notícia veio do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (DENACOOP), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Erikson Chandoha, diretor do Departamento, informou que ainda este ano será lançada a IV Chamada Pública, focada na organização, no fomento e no desenvolvimento dos diretores e gestores e na profissionalização dos colaboradores que fazem o cooperativismo, em especial para quem faz a parte contábil.

No mesmo caminho veio a participação da FBB. O presidente José Caetano Minchillo assegurou que "cada dia que passa os editais serão mais presentes". Temos uma parceria forte nos campos da agroecologia, agricultura familiar e economia solidária, "públicos prioritários da Fundação que estão aqui presentes".

PARCERIAS

Também prestigiaram a Abertura Solene do IV Congresso Unicafes o secretário da Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini; o diretor do BNDES, Guilherme Lacerda; o diretor de Política Agrícola da CONAB, João Marcelo Intini; o diretor de Estudos e Divulgação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Valmor Schiochet; os parceiros Alberto Broch (CONTAG), Marcos Rochinski (FETRAF), Jaceir Fernandes (CUT), Jaap Van Doom (TRIAS), Arildo Mota (Unisol), Francisco Dalchiavon (Concrab) e Analuce Freitas (OXFAM); entre outras autoridades, convidados e convidadas.

O BNDES, o Sebrae e a Fundação Banco do Brasil são os patrocinadores da realização do VIII Encontro Nacional do Cooperativismo Solidário e do IV Congresso Unicafes, que conta ainda com o apoio da Oxfam, da Contag e com a parceria do MDA. A Unicafes e seus parceiros somam forças no trabalho de promover a inclusão social e econômica de milhares de pessoas. O trabalho conjunto fortalece a luta pelo modelo de desenvolvimento econômico sustentável do Cooperativismo Solidário.

Ainda na ocasião da Abertura Solene, Guilherme Lacerda (BNDES) celebrou a assinatura de projetos com as Unicafes Estaduais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro, nos campos da Confesol e da Cenater.

"Nunca antes da história do BNDES foi feito tanto para a Agricultura Familiar e a Economia Solidária", enfatizou Lacerda. "Mas isso ainda é muito pouco! Precisamos nos organizar mais, para responder a todas as exigências que a nossa sociedade demanda, para conseguir avançar no seu desenvolvimento".

Lacerda destacou que este é o Brasil que está dando certo, mas que não aparece para a grande parte da população. "Este ambiente que está sendo construído não pode ser perdido e nós precisamos também da ajuda de todos para que isso fique perene", disse.

EX-MINISTROS E DEPUTADOS

Dois ex-ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e Afonso Florence, compareceram à Abertura do IV Congresso Unicafes, trazendo novos elementos para a construção da pauta do Cooperativismo Solidário no país.

Ambos - mais o deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP) - avaliaram a correlação de forças dentro da Comissão de Finanças e Tributação, que discute a oferta de crédito. "Aprovamos, por consenso na Comissão, a pauta do Cooperativismo contra um bloco que atacava, em particular, o Cooperativismo Solidário", ressaltou Florence.

"Ainda precisamos enfrentar as dificuldades do Estado para acompanhar e discernir o que o Cooperativismo traz como matriz de desenvolvimento", apontou o ex-ministro.

OFICINA E MOSTRA

Em paralelo às atividades do Congresso, ocorrerá uma Mostra de Produtos da Agricultura Familiar provenientes do cooperativismo solidário. Artesanato, comidas, sementes e bebidas são alguns dos setores que a Mostra vai prestigiar.

Hoje, segundo dia do evento, delegados e delegadas participam de seis (6) oficinas temáticas que irão aprofundar alguns dos principais campos do Cooperativismo e da Agricultura Familiar. De maneira transversal, as oficinas ainda abordarão temas como gênero, juventude, educação, políticas públicas e agricultura sustentável.

[+] OUTRAS IMAGENS DA ABERTURA DO IV CONGRESSO UNICAFES.