A Unicafes articula acordo de cooperação técnica com o Conexsus
08 de junho de 2018

A CONEXSUS é uma organização sem fins lucrativos (OSCIP), que tem como objetivo desenvolver negócios comunitários sustentáveis, para que estes participem de forma justa nas cadeias produtivas locais e nacionais. A Unicafes Nacional está articulando o acordo com a finalidade de oferecer mais um serviço que auxilie as cooperativas em seu desenvolvimento. 

Objetivo do acordo
A Unicafes em parceria com a CONEXSUS vai auxiliar o processo de mapeamento das cooperativas filiadas, assim como acompanhar as atividades realizadas nestas cooperativas pela Conexsus.

A partir deste cadastramento a Conexsus irá selecionar 70 organizações para receber apoio através de atividades de desenvolvimento e estruturação de negócios sustentáveis.

Etapas de trabalho:

1- Mapeamento - As organizações que se cadastrarem no site do Desafio Conexsus terão as informações sobre quem são, o que produzem e qual é a sua localização disponível para consulta pública no Mapa de Negócios Comunitários Sustentáveis. Suas informações também vão compor o Panorama de Negócios Comunitários Sustentáveis no Brasil, que traz dados gerais sobre os participantes, mas sem identificá-los.

2- Oficinas regionais e visitas técnicas - Cerca de 300 organizações cadastradas participarão de oficinas regionais e visitas técnicas, realizadas em conjunto com os parceiros cocriadores do Desafio.

3-Ciclo de Desenvolvimento de negócios comunitários sustentáveis - No mínimo 70 organizações serão convidadas a participar do Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis, que terá uma Jornada de Aceleração para crescimento em escala de organizações e laboratórios de acesso a mercado e a crédito.

Cadastre a cooperativa na plataforma online no site do www.desafioconexsus.org. Será necessário fornecer algumas informações sobre a cooperativa, mas é rápido, levará no máximo 30 minutos. Se precisar de ajuda, entre em contato com a Unicafes, através do e-mail projetos@unicafes.org.br ou telefone (61) 3223-3277.

As informações básicas sobre a organização – o que é, onde está e o que produz – ficarão disponíveis no Mapa do Desafio Conexsus, aberto para consulta pública. As demais informações fornecidas terão acesso restrito e serão apenas utilizadas pela equipe da Conexsus para avaliação e estudos. Os dados farão parte do Panorama de Negócios Comunitários Sustentáveis, também disponível para consulta no site do Desafio.

As cooperativas cadastradas poderão ser convidadas a participar de oficinas locais de negócios. A Conexsus também irá realizar visitas técnicas a algumas organizações para conhecê-las melhor e avaliar se têm perfil adequado para participar da etapa de apoio e desenvolvimento de soluções.

Um grupo de, no mínimo, 70 organizações será selecionado para participar das atividades do Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis, que são oficinas de modelagem de negócios, uma jornada de aceleração, laboratórios de soluções de comercialização e mercado, de acesso a crédito e novos instrumentos financeiros.

Para o presidente da Unicafes Nacional Vanderley Ziger, este serviço vem para contribuir com o desenvolvimento das cooperativas. “Nós enxergamos o programa como uma oportunidade de desenvolver melhorias nas cooperativas na organização interna, na gestão, na busca de novos mercados e muitas outras ações. A expectativa da direção é que as cooperativas possam aderir esse serviço e usufruir de todos seus benefícios”. A Unicafes Nacional está à disposição das cooperativas para apresentar a proposta e esclarecer dúvidas.
 

Fonte: Unicafes Nacional
 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual