1.dinamica

Recepção das delegações dos 20 estados em que a Unicafes Nacional tem atuação para o 11º Encontro Nacional do Cooperativismo Solidário. 

 

A Unicafes (União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária) promoveu o 11° Encontro Nacional do Cooperativismo Solidário. Em torno de 200 pessoas de diferentes partes do Brasil, entre dirigentes e representantes de cooperativas e organizações participaram do evento, nos dias 24 e 25 de maio, no auditório da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) em Brasília.


O encontro propôs aprofundar os diálogos a respeito das diretrizes e estratégias organizacionais da Unicafes na área social, econômica e representativa. Desta forma, o público participou de várias de uma intensa programação. Teve painel de debates sobre os desafios e oportunidades do Cooperativismo Solidário, oficinas de trabalho, lançamento de livros, formalização de parcerias nacionais e internacionais, e uma exposição de produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

 

 5.img 02345.produtos 1

A amostra de produtos da Agricultura Familiar com diversos itens alimentícios e artesanais.  O que mostra grande diversidade produtiva das Cooperativas Solidárias.


A 11º edição organizada pela Unicafes recebeu o apoio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), TRIAS, e patrocínio da Fundação Banco do Brasil.

 

Painel

 

Beth

O Painel contou com a presença de Pedro Uczai do PT/SC, Beth Cardoso da CTA-ZM e Zé Paulo da Unicafes Nacional.


O painel “Desafios para o Cooperativismo Solidário” destacou os princípios que norteiam o Cooperativismo Solidário além de seus diferenciais. A coordenadora do Programa Mulheres e Agroecologia do Centro de Tecnologias Alternativas (CTA) da Zona da Mata e também integrante da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Beth Cardoso, que participou deste momento apresentou os desafios da agroecologia nas cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária e, principalmente, a inclusão das mulheres e o seu protagonismo. “O grande desafio é colocar as mulheres em posição de destaque e poder dentro das cooperativas que seguem a linha de que os presidentes e diretores são homens, enquanto as mulheres ficam com papéis menos importantes”.


Beth ainda enfatizou a importância dos representantes da Unicafes terem um outro olhar para os empreendimentos das mulheres, que muitas vezes até poderiam também se tornar cooperativas, mas lidam com problemas como falta de assessoria. “Como se constrói um cooperativismo realmente solidário e que inclua elementos de solidariedade como, por exemplo, a solidariedade com as mulheres, com os jovens, e com os povos e comunidades tradicionais?”, questionou. Ao final, ela ainda propôs que a Unicafes passe a adotar a paridade de gênero no Congresso e inclusive na sua diretoria, assim como já é uma realidade em outras organizações como a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e a ANA (Articulação Nacional de Agroecologia).

 

 

Img 0524

 

Convênios


A Unicafes Nacional firmou importantes parcerias na área de formação, pesquisa e crédito para o fortalecimento do Cooperativismo Solidário nos 20 estados em que tem atuação. Para o presidente da Unicafes gestão 2014-2016, Luiz Possamai, os acordos de cooperação são fundamentais para promover o desenvolvimento do Cooperativismo Solidário no Brasil. “É uma alegria manter uma ligação com organizações que são consolidadas no mundo por seus trabalhos. As experiências internacionais que chegam através das parcerias têm contribuído muito para o desenvolvimento do Cooperativismo Solidário no Brasil de maneira geral. Os investimentos, que muitas vezes escassos, são fundamentais para dar suporte às ações de fortalecimento das Cooperativas Solidárias”, destacou Possamai.

 

 1.parcerias trias e fao

 José Antonio Tato Beamonte, representante da Coopafes de Mendonza/Argentina; Jean-ludovic de Lhoneux, Primeiro-Secretário e Cônsul da Embaixada da Bélgica no Brasil; Giseli Obara, diretora do TRIAS no Brasil; Luiz A. Possamai, presidente da Unicafes e Unicopas (2014-2016); Valter Bianchini, diretor da FAO Sul; e 
Genes da Fonseca da Unicafes Santa Catarina.

 

Trias

A Unicafes Nacional firmou um Programa de Cooperação com a ong belga TRIAS/Boerenbond para ações de expansão e representação do Cooperativismo Solidário. O objetivo é fortalecer as Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária por meio da representação econômica de qualidade e adequada na área de organização e dinamização socioeconômica em nível estadual e federal. As ações se concentrarão nas Unicafes dos Estados de Minas Gerais, Rondônia e a nível Nacional.

 

Fao Sul

Outra importante parceria foi fechada junto a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A proposta é realizar pesquisa sobre o Cooperativismo Solidário em nível Nacional, com foco na analise dos processos de construção, organização e sustentabilidade das Cooperativas da Agricultura Familiar. Essas pesquisas pretendem orientar a realização de intercâmbios com cooperativas de sucesso e socializar os resultados em seminários em nível de América Latina e Caribe.

 

Nações Unidas

A Unicafes Nacional também formalizou parceria para realização de um Programa de Investimento – a Moeda Social da Mulher –, junto a Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa pretende facilitar o acesso ao micro crédito com foco no empoderamento socioeconômico da mulher, com o objetivo de promover políticas de investimentos em atividades produtivas, agroindustriais, comerciais, educação e bem-estar do familiar participante das iniciativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária.


A Moeda Social da Mulher, é uma moeda criptografada, realizada com tecnologia blockchain, que alcançará mais de 1 bilhão de mulheres no mundo. No Brasil, em cinco anos a meta é chegar a 1.500.000 mulheres associadas de cooperativas, iniciando pelos estados do Paraná, Goiás, Bahia, Minas Gerais e Rondônia.


A Unicafes que congrega mais de 1.100 cooperativas espalhadas em 20 estados do Brasil possui um universo de mais de 60.000 mulheres com aptidão para a utilização da Moeda e esse número pode vir a ser ainda maior assim que o trabalho iniciar. 

  

  2 onu

Taynah Reis, representante da Green Cross Brasil, organização executora do
Programa da Moeda Social das Organização das Nações Unidas no ato de assinatura da parceria. Ao lado direito do presidente da Unicafes, Luiz A. Possamai, a diretora da Secretaria de Mulheres Iara Andrade.

 

Lançamento de Livros

 

4.livro

Givaldo Souza e Camie Van Der Brug lançaram seus livros durante o evento.

 

O público teve a oportunidade de conhecer duas obras literárias que serviram de inspiração. O primeiro é uma obra biográfica que leva o nome: “Terra, Luta e Lar”, da antropóloga Camie Van Der Brug. O livro conta a trajetória de vida do agricultor Ademir Dallazen (1961-2010) que foi um dos fundadores do Sistema de Crédito Solidário Cresol e da Unicafes Paraná.


A segunda obra é “O Rouxinol e a Cotovia”, do jovem agricultor Givaldo Souza que resolveu compartilhar com a sociedade a sua paixão pela poesia. A obra de 97 páginas é uma verdadeira viagem no mundo da poesia contemporânea inspiradas nas relações do cotidiano.

 

5º Congresso da Unicafes Nacional

 

Direcao

Vanderley Ziger, eleito o novo presidente da Unicafes Nacional (2017-2019), na apresentação da nova composição da direção da organização.


Em paralelo ao Encontro aconteceu também o 5º Congresso da Unicafes Nacional, que promoveu momentos de debate, oficinas e a Assembleia da entidade que elegeu a sua nova direção. A presidência da Unicafes ficou com Vanderley Ziger, do Sistema Cresol Baser. Veja aqui a relação da diretoria.

 

Assinatura ok