1º Encontro Internacional de Gênero e Geração faz integração da Agricultura Familiar em Medianeira, no Oeste do Paraná.
16 de outubro de 2018

De 17 a 19 de outubro, o município de Medianeira sediará o 1º Encontro Internacional de Gênero e Geração. A inicitiva será uma grande troca de experiências e integração das pessoas que fazem o Cooperativismo Solidário. São esperadas cerca de 1.500 pessoas entre jovens, mulheres e idosos rurais vinculados as cooperativas filiadas a Unicafes (União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Paraná). A programação do encontro foi dividida em três partes começando pelo 1º Acampamento da Juventude Cooperativista, marcado para os dias 17 e 18 de outubro, com início às 9h. São esperados 150 jovens de várias regiões do Paraná que participam do Programa Juventude Cooperativista ação que já é desenvolvida pela parceria entra a Unicafes, a Cresol e o Instituto de Formação Infocos.

O acampamento acontecerá na área rural de Medianeira, no Sítio do Beto, na Linha São Miguel Arcanjo, e pretende ser totalmente dinâmico com momentos de interação, integração e reflexão. O objetivo do evento é mostrar a importância do protagonismo dos jovens no cooperativismo e no futuro da Agricultura Familiar, além de fortalecer iniciativas de desenvolvimento sustentável.

1º Encontro Internacional das Mulheres Rurais do Mercosul
Já no dia 18 de outubro, paralelo ao 1º Acampamento da Juventude Cooperativista acontecerá o 1º Encontro Internacional das Mulheres Rurais do Mercosul. A iniciativa é da REAF (Reunião Especializada da Agricultura Familiar) em parceria com a Unicafes (União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária) a nível Nacional. A programação inicia às 9 horas, no Recanto Olivo, na Linha São Brás, em Medianeira. São esperadas mulheres rurais de seis países entre eles Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile e Colômbia.

A intenção da REAF é construir uma agenda internacional do cooperativismo na área de gênero em que as mulheres sejam protagonistas – utilizando o Cooperativismo Solidário como um instrumento de inclusão e desenvolvimento. Para isso, o evento irá abordar temas que implicam no desenvolvimento e empoderamento das mulheres rurais no meio econômico, social e na busca de direitos igualitários.

O evento também servirá para que as participantes troquem experiências e estreitem o diálogo sobre políticas públicas de desenvolvimento. No final do evento um documento será elaborado para pontuar as prioridades que devem ser trabalhadas pelas organizações que compõem a REAF.

De acordo com o presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger a intenção é desenvolver uma política de participação e inclusão cada vez maior das mulheres rurais no cooperativismo, com base na Agenda 2030 da ONU(União das Nações Unidas) que trata sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no meio economico, social e ambiental para o planeta e a humanidade.

"Nós sabemos que o cooperativismo é sem dúvida um instrumento fundamental para geração de renda e oportunidades. O Cooperativismo Solidário incorporou a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável que é uma campanha da ONU (Ornização das Nações Unidas) que servirá de norte para discutirmos a Agricultura Familiar nos próximos 10 anos e a participação das mulheres rurais nos espaços de produção, geração de renda e interação nas cooperativas faz parte do nosso debate. É por isso que queremos estar em sintonia com os países do Mercosul para discutirmos, construir essa agenda, conhecer suas trajetórias e compartilhar experiências".


1º Encontro Internacional de Gênero e Geração
Para finalizar a semana, no dia 19 de outubro, acontecerá o 9º Encontro Interestadual da Mulher Rural, o 5º Encontro Estadual da Juventude e o 1º Encontro Estadual da Terceira Idade que somados formam o 1º Encontro Internacional de Gênero e Geração. Os públicos que participaram dos eventos paralelos se somam as mulheres rurais de todo o Paraná para um único evento. Cerca de 1.500 pessoas são esperadas para o dia. As atividades iniciam às 9 horas, no Centro de Eventos da Lar.

O encontro visa fazer uma integração da Agricultura Familiar Paranaense chamando jovens, mulheres e idosos para participar de debates sobre o próprio futuro. Além disso, o evento também terá a tradicional feira da Agricultura Familiar, com exposição de diversos produtos alimentícios e de artesanato. Também na programação está prevista palestras e apresentações culturais tradicionalistas.

Apoiam o evento a Cresol Baser, REAF, Unicafes Nacional, Coopafi Central, Siscooplaf, Instituto Infocos, Assesoar, Prefeitura Municipal de Medianeira, Itaipu Binacional, MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Outras informações sobre a programação podem ser adquiridas na Unicafes Paraná ou na Cresol local.

Fonte: Unicafes
 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual