Começou hoje (12) a 53ª Reunião Ampliada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável – Condraf, no Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, em Brasília.

Estão presentes o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, a Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, o Presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra, Carlos Guedes,  e Eleonora Menicucci, Secretária de Políticas para as Mulheres da Presidência da Republica. Na abertura do evento, foi realizado um Ato alusivo ao Dia Internacional da Mulher, com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para promoção de mulheres rurais no Programa Busca Ativa, do Plano Brasil Sem Miséria, por meio do Programa de Documentação da Trabalhadora Rural, que já emitiu mais de 1(um) milhão de documentos de identidade, garantindo mais dignidade e direitos a essas trabalhadoras.  

A Unicafes, representada pelo Diretor Financeiro da Executiva Nacional, Silvio Monteiro, participa do evento, que tem como pauta a organização da 2ª Conferencia Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável Solidário -2ªCNDRSS, que será realizada em setembro de 2013, também em Brasília. A expectativa do Condraf é de que o encontro reúna 1,5 mil participantes, entre agricultores familiares, assentados da reforma agrária, camponeses, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, mulheres, jovens, organizações da sociedade civil.

Também serão debatidas na reunião, as ações para o Ano Internacional da Agricultura Familiar (2014), e a criação do Comitê Brasileiro para a implementação das Diretrizes Voluntárias sobre Governança Responsável da Terra, dos Recursos Pesqueiros e Florestais, no contexto da Segurança Alimentas Nacional.

A 53ª Reunião do Condraf termina amanhã (13) às 18h.