Luis Possamai, Presidente da Unicafes, participou da 1ª Reunião da Câmara Temática do Cooperativismo Agropecuário 2013. O evento aconteceu no dia 18, no auditório do CNPA, do edifício-sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília.

Foram realizadas as apresentações dos programas prioritários do DENACOOP\SDS\MAPA. O diretor do  Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural -Denacoop, Erikson Chandoha, apresentou as atribuições do Departamento, entre elas a de apoiar, fomentar e promover o cooperativismo e o associativismo rural brasileiros por meio de programas como o Gênero e Cooperativismo (CooperGênero), o Projeto de Estímulo e Promoção do Cooperativismo para a Juventude (ProcoopJovem), o Projeto de Profissionalização da Gestão de Cooperativas e Formação de Redes de Cooperação (ProfiCoop), entre outros. 

Também foi realizado o debate do Plano Safra para os segmentos: Agricultura e Pecuária, Agricultura Familiar e Pesca e Aquicultura.  Dados do governo comprovam que cooperativismo é um dos setores que mais gera emprego no País, são pelo menos 300 mil postos diretos, com receita de R$ 200 bilhões anuais. Pela sua representatividade, no final do ano passado o Mapa instituiu a Câmara Temática, com o objetivo de constituir um espaço onde serão discutidas e tratadas as políticas públicas para alavancar ainda mais o cooperativismo e o associativismo no Brasil.

A intercooperação é o esforço conjunto das cooperativas para fortalecer sua capacidade de atuação no mercado fazendo com que os cooperados sejam atendidos de forma eficaz em suas necessidades.  Igualmente, busca-se a internacionalização das cooperativas, visando a integração e o contato com tecnologias e experiências que se mostraram positivas em outros países, possibilitando a formação de alianças estratégicas com outras cooperativas, além da ampliação de negócios e mercados. A Câmara Temática do Cooperativismo Agropecuário tem o objetivo de consolidar a integração entre os segmentos cooperativistas, e reunir representantes do setor produtivo, instituições, sindicatos, associações e governo para socializar o debate no que tange ao desenvolvimento democrático do setor.